• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Relação museu-escola: uma análise da contribuição dos espaços museais para o ensino de história – Museu Vale/ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (890.7Kb)
Date
2016-07-06
Author
LACERDA, VICTÓRIA
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho traz uma pesquisa realizada com professores e alunos de diferentes níveis de ensino, que realizaram visitas ao Museu Vale nos meses de abril, maio e junho de 2016, e também com os mediadores que integram a equipe educativa dessa instituição. A pesquisa trouxe como problema norteador analisar como as relações estabelecidas entre o Museu Vale e as escolas visitantes contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em história. Enfatizamos que o principal objetivo foi analisar o Museu Vale, utilizado por professores, alunos e mediadores como recurso de ensino e aprendizagem em história. Foi utilizado como metodologia de pesquisa a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Os professores reconhecem a importância do desenvolvimento de ações educativas realizadas nos museus, porém foi constatado que esses não participam e nem interagem no momento da visitação. Todos os alunos entrevistados afirmaram que as visitas ao museu contribuíram muito para sua aprendizagem, e que desse modo, foi possível estabelecer conexões entre os assuntos/conteúdos trabalhados em sala de aula e o conhecimento apresentado pelo museu. O estudo reflete que o trabalho educativo realizado pelos mediadores do museu é de fundamental importância na condução dos alunos a apropriarem-se dos objetos culturais. O estudo infere ainda que as aulas-visitas aos museus configuram-se como um instrumento complementar das atividades propostas pela escola, onde a educação formal e informal se articulam conduzindo os alunos a construírem seus conhecimentos a partir das vivências realizadas. Ao final, o estudo propõe a estruturação de oficinas destinadas à capacitação dos professores que pretendem realizar as visitas. Assim, esses profissionais podem vir a conhecer melhor os espaços e potencialidades dessa instituição, obtendo subsídios para criarem as próprias estratégias pedagógicas.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/830
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback