Relação museu-escola: uma análise da contribuição dos espaços museais para o ensino de história – Museu Vale/ES
Abstract
Este trabalho traz uma pesquisa realizada com professores e alunos de diferentes
níveis de ensino, que realizaram visitas ao Museu Vale nos meses de abril, maio e
junho de 2016, e também com os mediadores que integram a equipe educativa
dessa instituição. A pesquisa trouxe como problema norteador analisar como as
relações estabelecidas entre o Museu Vale e as escolas visitantes contribuem para o
processo de ensino e aprendizagem em história. Enfatizamos que o principal
objetivo foi analisar o Museu Vale, utilizado por professores, alunos e mediadores
como recurso de ensino e aprendizagem em história. Foi utilizado como metodologia
de pesquisa a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a observação
participante. Os professores reconhecem a importância do desenvolvimento de
ações educativas realizadas nos museus, porém foi constatado que esses não
participam e nem interagem no momento da visitação. Todos os alunos
entrevistados afirmaram que as visitas ao museu contribuíram muito para sua
aprendizagem, e que desse modo, foi possível estabelecer conexões entre os
assuntos/conteúdos trabalhados em sala de aula e o conhecimento apresentado
pelo museu. O estudo reflete que o trabalho educativo realizado pelos mediadores
do museu é de fundamental importância na condução dos alunos a apropriarem-se
dos objetos culturais. O estudo infere ainda que as aulas-visitas aos museus
configuram-se como um instrumento complementar das atividades propostas pela
escola, onde a educação formal e informal se articulam conduzindo os alunos a
construírem seus conhecimentos a partir das vivências realizadas. Ao final, o estudo
propõe a estruturação de oficinas destinadas à capacitação dos professores que
pretendem realizar as visitas. Assim, esses profissionais podem vir a conhecer
melhor os espaços e potencialidades dessa instituição, obtendo subsídios para
criarem as próprias estratégias pedagógicas.