AS PRATICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS ADOTADAS NA UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL HERMINIA STELLA DETOGNE FAVARATO EM MONTANHA-ES
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas inclusivas na
educação infantil na UMEI Hermínia Stella Favarato em Montanha-ES por meio de
pesquisa participante visando: conhecer o histórico da inclusão; conhecer a
legislação que define as maneiras inclusivas de ensinar; verificar se os professores e
a escola estão aptos a receberem os alunos com necessidades especiais de
educação. Para a realização deste propósito os professores foram consultados
através de questionário. No questionário procurou-se investigar sobre as práticas
inclusivas na Educação Infantil, sobre a formação do corpo docente, a metodologia
aplicada e o interesse pela educação inclusiva. No período de março a novembro de
2014 foram observadas e entrevistadas 8 professoras, que representam 50% das
professoras regentes de sala da referida escola. A pesquisa mostra que a inclusão
na Educação Infantil na UMEI Hermínia Stella Dettogne Favarato já iniciou e
acontece, mas que precisa ser aprimorada. A sugestão é uma atenção maior por
parte de todos os envolvidos na educação inclusiva e um envolvimento com
responsabilidade para garantir os seus direitos.