dc.description.abstract | O processo avaliativo não deve ser considerado uma prática que contribui para
evasão escolar, mas sim um instrumento que além de servir como verificação dos
avanços e das dificuldades, possa também possibilitar o professor analisar sua prática
educativa. Portanto, se o objetivo é ensinar para que todos aprendam de maneira
semelhante, deve-se que propor uma avaliação que mostre o aprendizado do aluno e
quais as falhas no processo de ensino e que ela possibilite uma retomada, para que
seja melhorado o processo. Neste sentido o presente trabalho buscou analisar o
processo avaliativo usado pelo docente da disciplina de Química numa turma da 1ª
etapa 2 do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do turno noturno da Escola
Estadual de Ensino Médio Misael Pinto Netto, Aracruz-ES e verificou se os métodos
avaliativos utilizados e os objetivos dos mesmos estão trazendo algum resultado no
processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso,
tendo como referência o autor Yin (2005). Para a análise dos dados deste estudo
qualitativo, buscou-se o apoio, basicamente de: a LDB, o Documento Base do Proeja
(2006), Freire (2008), Vasconcellos (2008), Perrenoud (1999), Luckesi (2011),
Hoffmann (2004) e Tyler (1973), e contribuições recentes que complementaram o
presente trabalho. A pesquisa revelou que os métodos utilizados bem como os seus
resultados, classificaram-se como adequados, visto que o uso de metodologias
diferenciadas no processo de avaliação trouxe várias situações de aprendizado.
Sendo assim verificou-se que a diversidade no uso de metodologias de ensino
contribuiu para o sucesso dos alunos no processo avaliativo de ensino aprendizagem. | pt_BR |