• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

AVALIAÇÃO EM QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.469Mb)
Data
2016-07-21
Autor
BITTI, TATIANA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O processo avaliativo não deve ser considerado uma prática que contribui para evasão escolar, mas sim um instrumento que além de servir como verificação dos avanços e das dificuldades, possa também possibilitar o professor analisar sua prática educativa. Portanto, se o objetivo é ensinar para que todos aprendam de maneira semelhante, deve-se que propor uma avaliação que mostre o aprendizado do aluno e quais as falhas no processo de ensino e que ela possibilite uma retomada, para que seja melhorado o processo. Neste sentido o presente trabalho buscou analisar o processo avaliativo usado pelo docente da disciplina de Química numa turma da 1ª etapa 2 do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do turno noturno da Escola Estadual de Ensino Médio Misael Pinto Netto, Aracruz-ES e verificou se os métodos avaliativos utilizados e os objetivos dos mesmos estão trazendo algum resultado no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, tendo como referência o autor Yin (2005). Para a análise dos dados deste estudo qualitativo, buscou-se o apoio, basicamente de: a LDB, o Documento Base do Proeja (2006), Freire (2008), Vasconcellos (2008), Perrenoud (1999), Luckesi (2011), Hoffmann (2004) e Tyler (1973), e contribuições recentes que complementaram o presente trabalho. A pesquisa revelou que os métodos utilizados bem como os seus resultados, classificaram-se como adequados, visto que o uso de metodologias diferenciadas no processo de avaliação trouxe várias situações de aprendizado. Sendo assim verificou-se que a diversidade no uso de metodologias de ensino contribuiu para o sucesso dos alunos no processo avaliativo de ensino aprendizagem.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/827
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião