dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo investigar como se efetiva o ensino da
Língua Portuguesa com um aluno surdo de uma escola pública de Ensino Médio. A
Constituição de 1988 é considerada uma instrução “cidadã” por colocar ênfase nos
direitos do ser humano e uma das obrigatoriedades vigentes é a educação para o
aluno surdo. É por meio das escolas e do conteúdo ministrado pelos docentes que
os educandos podem adquirir o conhecimento e a comunicação necessária para se
integrarem à sociedade. Tal situação se torna restrita ao considerar o direito do
aluno surdo em se utilizar da educação para benefício próprio e no direito de haver
educação igualitária. Para solucionar este problema, a formação dos docentes se
mostra uma tarefa indispensável ao atendimento a estes objetivos, o qual os
qualifica para o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) ao aluno surdo e
as aplicações dela no contexto prático em favor da comunicação social. Quanto aos
procedimentos metodológicos salienta-se a análise de estudo de caso, com ênfase
em aluna surda presente no ensino médio de uma escola estadual, com o intuito de
descrever as vantagens alcançadas após o aprendizado da Libras. O ensino da
língua portuguesa deve ser procedido por meio do ensino da Libras para todos os
alunos e docentes, ressaltando as adaptações necessárias às atividades de ensino,
somado ainda à experiência afetiva e emocional por parte dos docentes em virtude
da fragilidade da criança surda no meio escolar. Conforme o estudo de caso com a
aluna surda em análise, a atuação do professor tanto profissional quanto à referente
ao relacionamento com a aluna, mostraram-se eficazes para o desempenho desta,
uma vez que o aprendizado da Língua Portuguesa tem sido evidente conforme
relatos dos docentes e da mãe da aluna. | pt_BR |