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ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA UM ESTUDANTE SURDO DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO

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Dissertação de Mestrado (1008.Kb)
Fecha
2016-10-08
Autor
PALCICH, SIMONE
Metadatos
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Resumen
A presente dissertação tem por objetivo investigar como se efetiva o ensino da Língua Portuguesa com um aluno surdo de uma escola pública de Ensino Médio. A Constituição de 1988 é considerada uma instrução “cidadã” por colocar ênfase nos direitos do ser humano e uma das obrigatoriedades vigentes é a educação para o aluno surdo. É por meio das escolas e do conteúdo ministrado pelos docentes que os educandos podem adquirir o conhecimento e a comunicação necessária para se integrarem à sociedade. Tal situação se torna restrita ao considerar o direito do aluno surdo em se utilizar da educação para benefício próprio e no direito de haver educação igualitária. Para solucionar este problema, a formação dos docentes se mostra uma tarefa indispensável ao atendimento a estes objetivos, o qual os qualifica para o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) ao aluno surdo e as aplicações dela no contexto prático em favor da comunicação social. Quanto aos procedimentos metodológicos salienta-se a análise de estudo de caso, com ênfase em aluna surda presente no ensino médio de uma escola estadual, com o intuito de descrever as vantagens alcançadas após o aprendizado da Libras. O ensino da língua portuguesa deve ser procedido por meio do ensino da Libras para todos os alunos e docentes, ressaltando as adaptações necessárias às atividades de ensino, somado ainda à experiência afetiva e emocional por parte dos docentes em virtude da fragilidade da criança surda no meio escolar. Conforme o estudo de caso com a aluna surda em análise, a atuação do professor tanto profissional quanto à referente ao relacionamento com a aluna, mostraram-se eficazes para o desempenho desta, uma vez que o aprendizado da Língua Portuguesa tem sido evidente conforme relatos dos docentes e da mãe da aluna.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/824
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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