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A Flexibilização Curricular no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional

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Dissertação de Mestrado (997.6Kb)
Date
2015-11-20
Author
CRISPIM, ROGILÊNI
Metadata
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Abstract
O Ensino Médio e a Educação Profissional sofreram muitas mudanças em virtude das reformas educacionais que ocorreram ao longo da história brasileira. Constata se que essas transformações aconteceram em virtude dos contextos econômicos, sociais e políticos, que se estabeleceram em cada época. Atualmente, ainda se vive em constantes mudanças, algumas mais complexas, pela velocidade dos acontecimentos. Nesse contexto, este estudo traz como proposta: analisar o processo de implementação da Educação Profissional em 04 escolas vinculadas à Superintendência Regional de Educação de São Mateus – SRESM, fundamentado na preocupação de uma proposta curricular que cumpra finalidades distintas e complementares, de forma simultânea e integrada permitindo que a Instituição de Ensino esteja ofertando o curso á sua clientela com formação específica. Assim, para propor um currículo de fato integrado no contexto da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, torna-se necessário que a base comum nacional construa um diálogo com a base profissionalizante, onde se dá a preparação para o trabalho. Para tal, é relevante um estudo das demandas regionais e, partir de então, a definição dos cursos de formação profissional que melhor atendem à necessidade do mercado. Por isso, como apreender nas representações implícitas e explícitas das diretrizes políticas para a Educação Profissional, meios de se construir um currículo integrado, voltado para atender às realidades locais? A metodologia da pesquisa trata num primeiro momento de uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória. Num segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo através da coleta de dados por meio de levantamento nas escolas da rede pública estadual jurisdicionada à Superintendência Regional de Educação de São Mateus, localizadas nos Municípios de Conceição da Barra, Pedro Canário e São Mateus que ofertam o Ensino Médio Integrado (EMI). Após a análise, conclui-se que na legislação não há flexibilidade total nem rigidez extrema, tudo é relativo depende de quem impõe à sociedade o código de condutos ou valores. A lei é percebida como o exercício da força de quem detém o poder, a leitura pode mudar de acordo com a forma e o pensamento de quem pode mais
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/820
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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