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dc.contributor.authorFISCHBORN, MÁRCIA INÊS
dc.date.accessioned2021-08-30T20:26:04Z
dc.date.available2021-08-30T20:26:04Z
dc.date.issued2016-11-04
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/815
dc.description.abstractEsse estudo teve como objetivo discutir a superdotação e o desafio da escola. Para tanto, investigou o caso de uma aluna diagnosticada com altas habilidades em linguística. A pergunta que norteou o estudo foi assim formulada: Quais as dificuldades enfrentadas pela família e pela escola no atendimento escolar de Maria Cecília, uma criança superdotada? Para elucidar esse problema, foram descritos os conceitos, as percepções a respeito do tema, com amparo teórico na concepção de Renzulli – Teoria dos Três Anéis – e na teoria de Vygotsky sobre a mediação do professor nesse processo. Descrevem-se também as características cognitivas, afetivas e sociais das pessoas superdotadas, fundamentadas por Virgolim e Ourofino/Guimarães. Esse grupo teórico permitiu esclarecer os conceitos de termos como gênio, precocidade, prodígio e superdotação e deu suporte para discutir também, os mitos e ideias errôneas que envolvem o imaginário popular acerca das crianças superdotadas e que dificultam a identificação e compreensão da superdotação. Para realização deste estudo de caso, os dados foram coletados através de entrevistas gravadas com a mãe, a professora e a própria aluna; observações na sala de aula de Maria Cecília, em sua casa e em passeios com a família. Também foram utilizados os quadros elaborados por Virgolim e Ourofino/Guimarães que sintetizam as características de superdotação percebidas em Maria Cecília pela mãe e pela professora. Os resultados apontam que Maria Cecília é portadora de altas habilidades; a professora tem muito pouco conhecimento do tema superdotação e não está apta para trabalhar com Maria Cecília; a atenção e o apoio da família são fundamentais para ajudar na identificação e desenvolvimento dos superdotados. Além disso, o acompanhamento diferenciado da escola é essencial para o desenvolvimento pleno de crianças com altas habilidades/superdotação.pt_BR
dc.subjectSuperdotação/Altas Habilidades. Inclusão Escolar. Capacitação do Professor.pt_BR
dc.titleA SUPERDOTAÇÃO E O DESAFIO DA ESCOLA: UM ESTUDO DO CASO DE MARIA CECÍLIA.pt_BR


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