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Processo de Inclusão na Educação de Jovens e Adultos: Estudo de caso com uma aluna com Deficiência Auditiva

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Dissertação de Mestrado (794.3Kb)
Fecha
2015-12-19
Autor
PINHEIRO, LUANA
Metadatos
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Resumen
Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de inclusão na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, a partir da inclusão de uma aluna com deficiência auditiva. Para alcançar o objetivo proposto empreendeu-se pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo na modalidade estudo de caso junto a escola EEEF Dr. Emílio Roberto Zanotti, localizada no município de São Mateus (ES), A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, foram participantes onze profissionais que trabalhavam na Educação de Jovens e Adultos da escola no segundo semestre de 2014 (oito professores, uma coordenadora, uma pedagoga e uma intérprete); duas técnicas da Superintendência Regional de São Mateus responsáveis respectivamente pela Educação Especial e educação de Jovens e Adultos; a aluna com deficiência auditiva, incluída na EJA e seus familiares. Como fundamentação, o estudo priorizou um referencial teórico realizando uma abordagem sobre os tipos de surdez existentes, posteriormente realizou uma reflexão sobre educação especial, relatando um breve histórico sobre as práticas de inclusão de surdos em salas regulares, continuou, analisando as Diretrizes para a Educação Especial e de Jovens e Adultos na Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, e por fim dissertou sobre a inclusão de Jovens e Adultos. Os resultados da pesquisa apontam que existe uma necessidade latente de rever o processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva incluídos na Educação de Jovens e Adultos, pois, de acordo com o que foi apresentado, pode-se concluir que a inclusão desse público ainda possui muitas lacunas que impossibilitam uma aprendizagem efetiva da aluna com tal deficiência.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/813
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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