Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSILVA, JOSÉ JÚNIOR
dc.date.accessioned2021-08-30T19:36:19Z
dc.date.available2021-08-30T19:36:19Z
dc.date.issued2016-12-09
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/810
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma discussão acerca da percepção dos professores, da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino aprendizagem e a formação continuada junto ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). A presente pesquisa se justifica, pois, o pesquisador é professor orientador de estágio supervisionado do curso superior de Letras – Português e Inglês e do curso de Pedagogia, e devido aos questionamentos dos estagiários para a usar as TIC no contexto escolar, a investigação foi realizada com os docentes da E.E.E.M “Dom Daniel Comboni” com uma análise de como utilizam as TIC no processo ensino-aprendizagem. Tem como objetivo verificar como os docentes articulam as TIC ao processo de ensino-aprendizagem; observar se a equipe gestora favorece uma pedagogia democrática na inserção das tecnologias no contexto escolar e se os professores utilizam o ProInfo para realizar cursos de formação continuada. Para o diagnóstico e caracterização do ambiente analisado foi utilizada a metodologia de natureza qualitativa. Aplicou-se um questionário para os participantes e depois foi realizado o Grupo Focal (GF) com 6(seis) profissionais que responderam o primeiro instrumento de coleta de dados. Os resultados apontaram que os docentes acreditam na inserção das TIC como ferramenta no auxílio do processo de ensino-aprendizagem, porém não utilizam com frequência por falta dos equipamentos e capacitação técnica. Apontou também que os gestores escolares favorecem uma pedagogia democrática na inclusão das TIC no âmbito escolar, além da preocupação em adquirir novos equipamentos. No final do trabalho são apresentadas as considerações finais, assim como a indicação de futura pesquisa na inserção das TIC no contexto escolar.pt_BR
dc.subjectTrabalho docente. Educação e tecnologia. Pedagogia democrática.pt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO MEDIADA PELA TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO COM OS DOCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA/ESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples