• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A EDUCAÇÃO MEDIADA PELA TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO COM OS DOCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA/ES

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (967.7Kb)
Fecha
2016-12-09
Autor
SILVA, JOSÉ JÚNIOR
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma discussão acerca da percepção dos professores, da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino aprendizagem e a formação continuada junto ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). A presente pesquisa se justifica, pois, o pesquisador é professor orientador de estágio supervisionado do curso superior de Letras – Português e Inglês e do curso de Pedagogia, e devido aos questionamentos dos estagiários para a usar as TIC no contexto escolar, a investigação foi realizada com os docentes da E.E.E.M “Dom Daniel Comboni” com uma análise de como utilizam as TIC no processo ensino-aprendizagem. Tem como objetivo verificar como os docentes articulam as TIC ao processo de ensino-aprendizagem; observar se a equipe gestora favorece uma pedagogia democrática na inserção das tecnologias no contexto escolar e se os professores utilizam o ProInfo para realizar cursos de formação continuada. Para o diagnóstico e caracterização do ambiente analisado foi utilizada a metodologia de natureza qualitativa. Aplicou-se um questionário para os participantes e depois foi realizado o Grupo Focal (GF) com 6(seis) profissionais que responderam o primeiro instrumento de coleta de dados. Os resultados apontaram que os docentes acreditam na inserção das TIC como ferramenta no auxílio do processo de ensino-aprendizagem, porém não utilizam com frequência por falta dos equipamentos e capacitação técnica. Apontou também que os gestores escolares favorecem uma pedagogia democrática na inclusão das TIC no âmbito escolar, além da preocupação em adquirir novos equipamentos. No final do trabalho são apresentadas as considerações finais, assim como a indicação de futura pesquisa na inserção das TIC no contexto escolar.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/810
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias