dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma discussão acerca da percepção
dos professores, da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, na inserção
das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino aprendizagem e a formação continuada junto ao Programa Nacional de Tecnologia
Educacional (ProInfo). A presente pesquisa se justifica, pois, o pesquisador é
professor orientador de estágio supervisionado do curso superior de Letras –
Português e Inglês e do curso de Pedagogia, e devido aos questionamentos dos
estagiários para a usar as TIC no contexto escolar, a investigação foi realizada com
os docentes da E.E.E.M “Dom Daniel Comboni” com uma análise de como utilizam
as TIC no processo ensino-aprendizagem. Tem como objetivo verificar como os
docentes articulam as TIC ao processo de ensino-aprendizagem; observar se a
equipe gestora favorece uma pedagogia democrática na inserção das tecnologias no
contexto escolar e se os professores utilizam o ProInfo para realizar cursos de
formação continuada. Para o diagnóstico e caracterização do ambiente analisado foi
utilizada a metodologia de natureza qualitativa. Aplicou-se um questionário para os
participantes e depois foi realizado o Grupo Focal (GF) com 6(seis) profissionais que
responderam o primeiro instrumento de coleta de dados. Os resultados apontaram
que os docentes acreditam na inserção das TIC como ferramenta no auxílio do
processo de ensino-aprendizagem, porém não utilizam com frequência por falta dos
equipamentos e capacitação técnica. Apontou também que os gestores escolares
favorecem uma pedagogia democrática na inclusão das TIC no âmbito escolar, além
da preocupação em adquirir novos equipamentos. No final do trabalho são
apresentadas as considerações finais, assim como a indicação de futura pesquisa
na inserção das TIC no contexto escolar. | pt_BR |