Mostrar el registro sencillo del ítem
Indisciplina Escolar: Percepções e Desafios no Cotidiano do Ifes Campus São Mateus – Análise do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio – 2013/2016
dc.contributor.author | CALIARI, FERNANDA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T20:43:03Z | |
dc.date.available | 2021-08-27T20:43:03Z | |
dc.date.issued | 2016-07-06 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/804 | |
dc.description.abstract | A discussão acerca da (in) disciplina escolar tem sido muito influente como fator de geração novas práticas pedagógicas, das quais emergem abordagens por um outro viés, onde conceba as diferentes percepções sobre as regras e sua construção por uma perspectiva da coletividade. O objetivo geral deste estudo procurou compreender as percepções do corpo discente e docente do Ifes do campus São Mateus acerca das regras do Código de Ética e Disciplina do corpo Discente, estruturado pelos diversos campi do Espírito Santo e de sua aplicação. A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivos específicos: identificar no sistema acadêmico do Ifes quais as maiores incidências de indisciplina dos alunos do curso de Mecânica Integrado ao Ensino Médio entre os anos de 2013 a 2016; relatar quais as estratégias aplicadas no sentido de minimizar as incidências de indisciplina; apresentar a conscientização da aplicação do Código de Ética do Ifes como instrumento norteador da disciplina na comunidade escolar. Como instrumentos de coleta de dados, quanto ao percurso elaborado no Ifes, foi levantado o perfil dos servidores, quanto aos aspectos de formação educacional, obtidos pelo Relatório de Gestão de 2015, disponibilizado pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas. Referente ao quadro de estudantes foi realizado um levantamento dos aspectos sociais, como renda per capta, área de procedência e sexo. As informações foram disponibilizadas pelo sistema acadêmico, através da Coordenadoria de Registro Acadêmico. Não pretendemos aferir se há relação quanto aos aspectos sociais com a (in) disciplina, portanto os dados são necessários apenas para perceber o perfil do aluno interlocutor da pesquisa. Foi realizada também, a articulação com os autores que embasam a discussão sobre a temática. Os desdobramentos desta pesquisa, após a qualificação incidem em coleta de dados através de questionário semiestruturado, aos alunos e professores, alvos do estudo, para compreender as percepções sobre as regras do Ifes, e apontar caminhos refletidos através da análise dos questionários. | pt_BR |
dc.subject | (In) disciplina escolar. Percepções. Coletividade. Perfil. Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Indisciplina Escolar: Percepções e Desafios no Cotidiano do Ifes Campus São Mateus – Análise do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio – 2013/2016 | pt_BR |