Educação ambiental no Parque Municipal Padre Alfonso Pastore: estudo de caso em uma escola da rede pública
Resumo
Este trabalho trata da utilização do Parque Municipal Padre Alfonso Pastore no
processo de mudança da percepção ambiental dos alunos de nono ano de uma
escola pública. A Prefeitura de Vitória realizou investimentos em Centros de
Educação Ambiental nos últimos anos e uma série de atividades vem sendo
desenvolvidas desde então. São graves os problemas ambientais vividos pela
sociedade da Grande Vitória e a Educação Ambiental vem sendo apontada por
especialistas como uma das principais ferramentas para a construção de um futuro
mais sustentável. Para que assuntos ambientais sejam trabalhados na escola de
forma mais significativa, os alunos devem se ver como parte integrante do meio
ambiente. Para isso é importante terem a percepção da realidade que os envolve no
que diz respeito a melhor utilização dos recursos naturais. Foram realizadas duas
visitas ao parque e desenvolvidas várias atividades educativas com os alunos.
Questionários sobre percepção ambiental foram preenchidos pelos alunos antes e
depois dessas visitas, propiciando uma avaliação da percepção de meio ambiente
nos dois momentos. Neste estudo de caso foi usado o método descritivo além de
análises qualitativas e quantitativas das respostas. Verificaram-se importantes
mudanças na forma como os alunos percebem o ambiente em seu entorno. O
parque se mostrou um bom instrumento para sensibilizar os alunos sobre o papel do
homem no melhor uso dos elementos da biosfera. A participação e a motivação dos
alunos neste espaço foram muito mais significativas do que nas aulas em sala,
demonstrando que esse recurso de educação não formal pode contribuir muito para
melhorar o processo ensino-aprendizagem.