• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação ambiental no Parque Municipal Padre Alfonso Pastore: estudo de caso em uma escola da rede pública

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.278Mb)
Data
2015-12-11
Autor
FREITAS, BRUNO
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho trata da utilização do Parque Municipal Padre Alfonso Pastore no processo de mudança da percepção ambiental dos alunos de nono ano de uma escola pública. A Prefeitura de Vitória realizou investimentos em Centros de Educação Ambiental nos últimos anos e uma série de atividades vem sendo desenvolvidas desde então. São graves os problemas ambientais vividos pela sociedade da Grande Vitória e a Educação Ambiental vem sendo apontada por especialistas como uma das principais ferramentas para a construção de um futuro mais sustentável. Para que assuntos ambientais sejam trabalhados na escola de forma mais significativa, os alunos devem se ver como parte integrante do meio ambiente. Para isso é importante terem a percepção da realidade que os envolve no que diz respeito a melhor utilização dos recursos naturais. Foram realizadas duas visitas ao parque e desenvolvidas várias atividades educativas com os alunos. Questionários sobre percepção ambiental foram preenchidos pelos alunos antes e depois dessas visitas, propiciando uma avaliação da percepção de meio ambiente nos dois momentos. Neste estudo de caso foi usado o método descritivo além de análises qualitativas e quantitativas das respostas. Verificaram-se importantes mudanças na forma como os alunos percebem o ambiente em seu entorno. O parque se mostrou um bom instrumento para sensibilizar os alunos sobre o papel do homem no melhor uso dos elementos da biosfera. A participação e a motivação dos alunos neste espaço foram muito mais significativas do que nas aulas em sala, demonstrando que esse recurso de educação não formal pode contribuir muito para melhorar o processo ensino-aprendizagem.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/792
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião