Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPETERLE, ÂNGELO ANTÔNIO
dc.date.accessioned2021-08-27T18:44:09Z
dc.date.available2021-08-27T18:44:09Z
dc.date.issued2015-12-09
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/789
dc.description.abstractNeste estudo pesquisou-se o perfil técnico do aluno do ensino médio integrado à Informática e o uso de uma ferramenta tecnológica na EEEM “Professor Fernando Duarte Rabelo”, no período de 2012 a 2014, dos 1ºs aos 4ºs anos, na cidade de Vitória – ES. Esta pesquisa foi realizada aplicando a metodologia descritiva e a quantitativa. Com a pesquisa descritiva buscou-se opiniões e relatos diretamente com os alunos. Nesta pesquisa verificou-se o perfil do aluno quando este inicia a sua matrícula na modalidade ensino médio integrado à Informática. No andamento do curso, a pesquisa descritiva nos retornou a satisfação dos alunos com as disciplinas técnicas, o uso dos laboratórios de Informática, a indução da matrícula nesta modalidade, entre outros. Na prática da pesquisa quantitativa, que faz uso das informações por meio de questionários, extrai-se o volume de informações, principalmente da secretaria escolar desta instituição de ensino. Na prática deste trabalho, foram levantados os dados como: percentual de aprovação a cada ano de estudo; prática de estágio por ano; evolução avaliativa por disciplina; grau de aproveitamento dos alunos, com referências às matérias técnicas e, ainda, a necessidade ou não de práticas de aulas de reforço, entre outros. Todo o contexto de estudo desses dados norteou-se por teóricos, como Moran (2013), Ciavatta (2005), Oliveira (2009), Simões (2007), dentre outros. Com os resultados das avaliações periódicas, dos alunos da modalidade ensino médio integrado, aplicou-se uma ferramenta tecnológica que retorna o primeiro, o segundo e o terceiro melhor perfil técnico do aluno, com fins de direcionamento ao mercado de trabalho, através de estágios e também uma predefinição de sua vida acadêmica na universidade/faculdade voltada à Informática. Os resultados retornaram que os alunos do ensino médio integrado possuíam o seu grau de satisfação superior aos dos alunos do ensino médio regular. Os resultados referentes aos números de aprovações, quando comparado com a quantidade de matrícula inicial do 2º, 3º e 4º anos, apontou-se que a cada ano letivo que o aluno concluiu, o percentual de aprovação foi maior. Espera-se que esta pesquisa contribua para a melhor excelência no perfil técnico do aluno do ensino médio integrado à Informática, por meio da ferramenta tecnológica proposta.pt_BR
dc.subjectPerfil técnico. Ensino Médio integrado. Informática. Ferramenta tecnológica.pt_BR
dc.titlePerfil técnico do aluno do Ensino Médio Integrado à Informática e o Uso de uma ferramenta tecnológica: EEEM “Professor Fernando Duarte Rabelo” – 2012-2014.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem