Perfil técnico do aluno do Ensino Médio Integrado à Informática e o Uso de uma ferramenta tecnológica: EEEM “Professor Fernando Duarte Rabelo” – 2012-2014.
Abstract
Neste estudo pesquisou-se o perfil técnico do aluno do ensino médio integrado
à Informática e o uso de uma ferramenta tecnológica na EEEM “Professor
Fernando Duarte Rabelo”, no período de 2012 a 2014, dos 1ºs aos 4ºs anos,
na cidade de Vitória – ES. Esta pesquisa foi realizada aplicando a metodologia
descritiva e a quantitativa. Com a pesquisa descritiva buscou-se opiniões e
relatos diretamente com os alunos. Nesta pesquisa verificou-se o perfil do
aluno quando este inicia a sua matrícula na modalidade ensino médio integrado
à Informática. No andamento do curso, a pesquisa descritiva nos retornou a
satisfação dos alunos com as disciplinas técnicas, o uso dos laboratórios de
Informática, a indução da matrícula nesta modalidade, entre outros. Na prática
da pesquisa quantitativa, que faz uso das informações por meio de
questionários, extrai-se o volume de informações, principalmente da secretaria
escolar desta instituição de ensino. Na prática deste trabalho, foram
levantados os dados como: percentual de aprovação a cada ano de estudo;
prática de estágio por ano; evolução avaliativa por disciplina; grau de
aproveitamento dos alunos, com referências às matérias técnicas e, ainda, a
necessidade ou não de práticas de aulas de reforço, entre outros. Todo o
contexto de estudo desses dados norteou-se por teóricos, como Moran (2013),
Ciavatta (2005), Oliveira (2009), Simões (2007), dentre outros. Com os
resultados das avaliações periódicas, dos alunos da modalidade ensino médio
integrado, aplicou-se uma ferramenta tecnológica que retorna o primeiro, o
segundo e o terceiro melhor perfil técnico do aluno, com fins de direcionamento
ao mercado de trabalho, através de estágios e também uma predefinição de
sua vida acadêmica na universidade/faculdade voltada à Informática. Os
resultados retornaram que os alunos do ensino médio integrado possuíam o
seu grau de satisfação superior aos dos alunos do ensino médio regular. Os
resultados referentes aos números de aprovações, quando comparado com a
quantidade de matrícula inicial do 2º, 3º e 4º anos, apontou-se que a cada ano
letivo que o aluno concluiu, o percentual de aprovação foi maior. Espera-se que
esta pesquisa contribua para a melhor excelência no perfil técnico do aluno do
ensino médio integrado à Informática, por meio da ferramenta tecnológica
proposta.