Show simple item record

dc.contributor.authorRUI, ADRIANO
dc.date.accessioned2021-08-27T18:38:34Z
dc.date.available2021-08-27T18:38:34Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/787
dc.description.abstractDentro da temática da utilização dos recursos tecnológicos, o presente trabalho constitui estudos da literatura, observação e pesquisa de elementos significativos, aliando aspectos teóricos articulados à prática docente realizada no contexto da Es cola situada no Município de Aracruz (ES). Trata-se de um estudo de caso, construí da por aplicação de questionários, constituído por cinco eixos norteadores, com per guntas semiestruturadas, com questões abertas e fechadas, em que pretende-se contribuir para melhoria da prática pedagógica dos professores, com relação ao uso dos recursos tecnológicos. A pesquisa investigou quarenta professores de dois turnos, matutino e vespertino, que atuam em diferentes áreas do conhecimento, ten do como objetivo geral propor estratégias de melhoria da prática pedagógica dos professores do ensino fundamental l e ll com relação ao uso dos recursos tecnológi cos. Como forma de contextualizar a pesquisa, apresenta-se um breve recorte sobre os recursos tecnológicos, reflexões sobre a prática escolar do professor e os recur sos tecnológicos, estabelece uma conexão entre o professor e os recursos tecnoló gicos fundamentos da teoria de Paulo Freire sobre educação dialógico problematizadora. Em seguida, a metodologia utilizada no trabalho, os instrumentos de análise e os sujeitos da pesquisa, o contexto em que se deu a pesquisa e caracterização da unidade escolar. Pelos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores deixaram evidente que os recursos tecnológicos promovem a motivação nos alunos e também contribuem para uma aquisição ampla e mais pro funda dos conhecimentos. Também, constatou-se por meio dos dados que a escola precisa fazer a inserção de algumas mudanças para ampliar o uso dos recursos tecnológicos em sua rotina como a formação continuada para os professores referentes ao uso dos recursos tecnológicos na prática docente.pt_BR
dc.subject: Recursos tecnológicos, Prática pedagógica, Novas Tecnologias, processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.titleOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record