• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.224Mb)
Data
2018-12-10
Autor
RUI, ADRIANO
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Dentro da temática da utilização dos recursos tecnológicos, o presente trabalho constitui estudos da literatura, observação e pesquisa de elementos significativos, aliando aspectos teóricos articulados à prática docente realizada no contexto da Es cola situada no Município de Aracruz (ES). Trata-se de um estudo de caso, construí da por aplicação de questionários, constituído por cinco eixos norteadores, com per guntas semiestruturadas, com questões abertas e fechadas, em que pretende-se contribuir para melhoria da prática pedagógica dos professores, com relação ao uso dos recursos tecnológicos. A pesquisa investigou quarenta professores de dois turnos, matutino e vespertino, que atuam em diferentes áreas do conhecimento, ten do como objetivo geral propor estratégias de melhoria da prática pedagógica dos professores do ensino fundamental l e ll com relação ao uso dos recursos tecnológi cos. Como forma de contextualizar a pesquisa, apresenta-se um breve recorte sobre os recursos tecnológicos, reflexões sobre a prática escolar do professor e os recur sos tecnológicos, estabelece uma conexão entre o professor e os recursos tecnoló gicos fundamentos da teoria de Paulo Freire sobre educação dialógico problematizadora. Em seguida, a metodologia utilizada no trabalho, os instrumentos de análise e os sujeitos da pesquisa, o contexto em que se deu a pesquisa e caracterização da unidade escolar. Pelos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores deixaram evidente que os recursos tecnológicos promovem a motivação nos alunos e também contribuem para uma aquisição ampla e mais pro funda dos conhecimentos. Também, constatou-se por meio dos dados que a escola precisa fazer a inserção de algumas mudanças para ampliar o uso dos recursos tecnológicos em sua rotina como a formação continuada para os professores referentes ao uso dos recursos tecnológicos na prática docente.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/787
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião