dc.description.abstract | Dentro da temática da utilização dos recursos tecnológicos, o presente trabalho
constitui estudos da literatura, observação e pesquisa de elementos significativos,
aliando aspectos teóricos articulados à prática docente realizada no contexto da Es cola situada no Município de Aracruz (ES). Trata-se de um estudo de caso, construí da por aplicação de questionários, constituído por cinco eixos norteadores, com per guntas semiestruturadas, com questões abertas e fechadas, em que pretende-se
contribuir para melhoria da prática pedagógica dos professores, com relação ao uso
dos recursos tecnológicos. A pesquisa investigou quarenta professores de dois
turnos, matutino e vespertino, que atuam em diferentes áreas do conhecimento, ten do como objetivo geral propor estratégias de melhoria da prática pedagógica dos
professores do ensino fundamental l e ll com relação ao uso dos recursos tecnológi cos. Como forma de contextualizar a pesquisa, apresenta-se um breve recorte sobre
os recursos tecnológicos, reflexões sobre a prática escolar do professor e os recur sos tecnológicos, estabelece uma conexão entre o professor e os recursos tecnoló gicos fundamentos da teoria de Paulo Freire sobre educação dialógico problematizadora. Em seguida, a metodologia utilizada no trabalho, os instrumentos
de análise e os sujeitos da pesquisa, o contexto em que se deu a pesquisa e
caracterização da unidade escolar. Pelos resultados obtidos, foi possível verificar
que os professores deixaram evidente que os recursos tecnológicos promovem a
motivação nos alunos e também contribuem para uma aquisição ampla e mais pro funda dos conhecimentos. Também, constatou-se por meio dos dados que a escola
precisa fazer a inserção de algumas mudanças para ampliar o uso dos recursos
tecnológicos em sua rotina como a formação continuada para os professores
referentes ao uso dos recursos tecnológicos na prática docente. | pt_BR |