POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO ITAMARAJU/BA
Abstract
No Brasil existem diversos dispositivos legais que asseguram a educação especial,
entretanto no cotidiano escolar são vários os desafios para efetivação do processo
de ensino aprendizagem adequado para o aluno público alvo da educação especial,
o que evidencia a necessidade de políticas públicas direcionadas. Por tais motivos, o
problema que fundamenta esta pesquisa é: Quais ações são desenvolvidas na
escola Municipal “Criança Feliz” para efetivação da política pública da Educação
Especial? Em observação a tal problemática desenvolveu-se o objetivo geral que é
compreender as ações que são desenvolvidas na escola Municipal “Criança Feliz”
para efetivação da política pública de Educação Especial. Para atender o objetivo
geral pretendido foram observados os seguintes objetivos específicos: verificar a
efetividade das políticas públicas para inclusão de alunos público alvo da educação
especial a partir de dados 2016 e 2017, no município de Itamaraju-BA; verificar se no
Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino pesquisada há políticas públicas
de inclusão; verificar se as instalações da instituição de ensino atendem a
acessibilidade dos alunos público alvo da educação e verificar as possibilidades de
se favorecer a efetividade das políticas públicas de inclusão do aluno público alvo da
educação da Escola “Criança Feliz”, mediante realização de um Workshop. Propor
aos integrantes da comunidade escola o estudo da cartilha disponibilizada pelo
MEC, o manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível,
para que a partir do estudo e analise, a própria comunidade escolar, busque auxilio,
junto ao ente mantenedor da instituição, para adequar os espaços e mobiliário da
Escola Municipal Criança Feliz. A pesquisa será desenvolvida a partir de revisão
bibliográfica e pesquisa de campo a ser executada na Escola Municipal “Criança
Feliz”. O instrumento a ser utilizado para coleta de dados será um questionário
aplicado aos entrevistados, bem como observação. Busca-se com os resultados
identificar as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar para favorecer o processo
de ensino e aprendizagem de alunos público-alvo da educação.