Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPIANCA, MARCIA REGINA
dc.date.accessioned2021-08-26T19:09:26Z
dc.date.available2021-08-26T19:09:26Z
dc.date.issued2015-05-23
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/770
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo discutir as práticas cotidianas dos diretores de seis escolas municipais da cidade de São Mateus-ES, a fim de observar se esses profissionais realizam atividades tanto de cunho administrativo quanto pedagógico, com que frequência e de que forma elas são realizadas, como estabelecem prioridades em seus planos de trabalho e se organizam para buscar o equilíbrio entre as demandas e conciliar as ações administrativas e pedagógicas. Objetivou se, também, verificar quais dessas atividades são prioridades para cada gestor e contribuir para a reflexão acerca desta relação, utilizando-se de perspectivas teóricas consideradas relevantes e de sua discussão com profissionais da prática, bem como a trajetória histórica da gestão e da educação. A pesquisa teve abordagem qualitativa e exploratória, baseada no roteiro para observação do trabalho desenvolvido nas escolas e contemplou dados referentes aos aspectos administrativos e pedagógicos que envolvem a gestão escolar. O estudo revelou que os diretores pesquisados costumam realizar atividades tanto referentes à gestão administrativa quanto pedagógica, no entanto algumas tarefas de cunho pedagógico ainda precisam ser mais frequentemente realizadas, bem como é fundamental que os diretores se considerem como um dos principais agentes responsáveis pela aprendizagem. Revelou ainda aspectos relevantes necessários à profissionalização e ao aprimoramento da função do Diretor Escolar, só assim conseguirá promover um equilíbrio entre os aspectos administrativos e pedagógicos e, consequentemente, poderão se considerar realmente gestores escolares e não meros administradores de escola.pt_BR
dc.subjectGestão escolar. Administrativo e pedagógico. Diretora-escola. Gestão da aprendizagem. Resultados educacionaispt_BR
dc.titleGESTÃO ESCOLAR X GESTÃO PEDAGÓGICA: DAS DEMANDAS ADMINISTRATIVAS A ATENÇÃO DO DIRETOR ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples