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GESTÃO ESCOLAR X GESTÃO PEDAGÓGICA: DAS DEMANDAS ADMINISTRATIVAS A ATENÇÃO DO DIRETOR ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES

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Dissertação de Mestrado (864.7Kb)
Fecha
2015-05-23
Autor
PIANCA, MARCIA REGINA
Metadatos
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Resumen
Esta dissertação teve como objetivo discutir as práticas cotidianas dos diretores de seis escolas municipais da cidade de São Mateus-ES, a fim de observar se esses profissionais realizam atividades tanto de cunho administrativo quanto pedagógico, com que frequência e de que forma elas são realizadas, como estabelecem prioridades em seus planos de trabalho e se organizam para buscar o equilíbrio entre as demandas e conciliar as ações administrativas e pedagógicas. Objetivou se, também, verificar quais dessas atividades são prioridades para cada gestor e contribuir para a reflexão acerca desta relação, utilizando-se de perspectivas teóricas consideradas relevantes e de sua discussão com profissionais da prática, bem como a trajetória histórica da gestão e da educação. A pesquisa teve abordagem qualitativa e exploratória, baseada no roteiro para observação do trabalho desenvolvido nas escolas e contemplou dados referentes aos aspectos administrativos e pedagógicos que envolvem a gestão escolar. O estudo revelou que os diretores pesquisados costumam realizar atividades tanto referentes à gestão administrativa quanto pedagógica, no entanto algumas tarefas de cunho pedagógico ainda precisam ser mais frequentemente realizadas, bem como é fundamental que os diretores se considerem como um dos principais agentes responsáveis pela aprendizagem. Revelou ainda aspectos relevantes necessários à profissionalização e ao aprimoramento da função do Diretor Escolar, só assim conseguirá promover um equilíbrio entre os aspectos administrativos e pedagógicos e, consequentemente, poderão se considerar realmente gestores escolares e não meros administradores de escola.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/770
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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