O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO IFES VITÓRIA: desafios e perspectivas
Abstract
O trabalho se propõe a analisar a disciplina Língua Inglesa no Ensino Médio
Integrado a Educação Profissional Técnica. A pesquisa se desenvolveu no Instituto
Federal do Espírito Santo - Campus Vitória, e visava contribuir para efetivação dos
objetivos dessa modalidade de ensino no que se refere à disciplina Língua Inglesa.
A investigação se fundamentou teoricamente na legislação brasileira e em reflexões
de autores que pesquisaram o ensino de Língua Inglesa e a educação profissional
de nível médio. A questão de investigação colocada indagava sobre quais são as
abordagens e desenvolvimentos por meio dos quais o conteúdo da disciplina é
apresentado aos alunos dos cursos técnicos integrados ao EM, no sentido de buscar
apreender suas contribuições na formação profissional e no favorecimento do
processo de ensino e aprendizagem do Inglês. Sendo assim, objetivamos discutir as
particularidades do ensino de Inglês nessa modalidade de curso, flagradas nos
relatos das práticas pedagógicas do grupo de docentes de Língua Inglesa do Ifes -
Campus Vitória, e as experiências de discentes e egressos com essa disciplina.
Partimos do consenso de que a reflexão sobre a prática pedagógica permite tanto a
tomada de ciência dos contornos e implicações da mesma, quanto sua
reconstrução, com vistas a acessar o perfil do ensino de Inglês nos Cursos Técnicos
Integrados ao Ensino Médio no Ifes - Campus Vitória.