Influência da Linguagem Virtual na norma padrão da Língua Portuguesa nos 3ºs Anos do Ensino Médio Regular e 3ª Etapa EJA da EEEFM “Primo Bitti” – Aracruz/ES
Abstract
O presente estudo objetivou investigar a influência da linguagem virtual na norma
culta da Língua Portuguesa em atividades escolares dos alunos dos 3º
s Anos do
Ensino Médio Regular e da 3ª Etapa EJA (Educação de Jovens e Adultos) da
EEEFM “Primo Bitti” em Aracruz, ES. Para fundamentar a pesquisa levantamos uma
literatura acerca do tema contemplando a comunicação humana, a linguagem virtual,
o município de localização da escola e a própria escola. Como metodologia,
utilizamos um estudo de caso com análise qualitativa e envolveu alunos e
professores de Língua Portuguesa. Utilizamos questionário para conhecer os
sujeitos da pesquisa e entender a abrangência da linguagem virtual em seu
cotidiano. Foram propostas atividades aos alunos as quais quando analisadas
indicaram a utilização sutil da linguagem virtual demonstrando que, em sua maioria,
os estudantes sabem se adequar às diversas situações comunicativas que exigem a
escrita.