dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou investigar a utilização dos jogos
pedagógicos como recurso no processo de ensino e aprendizagem. A hipótese
inicial é que a ludicidade no ensino de química propicie um ambiente de
aprendizagem colaborativo entre os estudantes, despertando o interesse dos
mesmos para o aprendizado dos conhecimentos inerentes a esta ciência, além
de inserir os estudantes como sujeitos desse processo. Esta pesquisa foi
realizada na perspectiva do método de análise qualitativa, sendo desenvolvida
nos moldes de pesquisa-ação. Os sujeitos que fizeram parte dessa
investigação foram 65 estudantes de duas turmas do ensino médio regular de
uma escola pública estadual da cidade de Aracruz do estado do Espírito Santo,
sendo 35 estudantes da 2º série e 30 da 3º série do ensino regular. Os dados
foram coletados por meio de entrevistas utilizando-se questionário com
questões fechadas e abertas sendo, posteriormente, tratados com a utilização
de ferramentas da análise de conteúdo. Os resultados encontrados
corroboraram com a hipótese de que os jogos pedagógicos no ensino de
Química proporcionam ambientes de aprendizagem colaborativa entre os
estudantes, despertando o interesse para o aprendizado dos
conteúdos ministrados em sala de aula. Os dados encontrados se ancoram
numa relação direta entre a aplicação dos jogos e a significação dos
conhecimentos em Química. Conclui-se que os jogos pedagógicos são
estimuladores do processo ensino-aprendizagem em Química. É perceptível o
desenvolvimento de habilidades importantes para a formação de um cidadão
crítico e reflexivo segundo os instrumentos legais nacionais, como a LDB
9.394/96 e os PCNEM | pt_BR |