• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PRIMO BITTI

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.459Mb)
Fecha
2015-03-13
Autor
ANDRADE, LEONARDO
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho objetivou investigar a utilização dos jogos pedagógicos como recurso no processo de ensino e aprendizagem. A hipótese inicial é que a ludicidade no ensino de química propicie um ambiente de aprendizagem colaborativo entre os estudantes, despertando o interesse dos mesmos para o aprendizado dos conhecimentos inerentes a esta ciência, além de inserir os estudantes como sujeitos desse processo. Esta pesquisa foi realizada na perspectiva do método de análise qualitativa, sendo desenvolvida nos moldes de pesquisa-ação. Os sujeitos que fizeram parte dessa investigação foram 65 estudantes de duas turmas do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de Aracruz do estado do Espírito Santo, sendo 35 estudantes da 2º série e 30 da 3º série do ensino regular. Os dados foram coletados por meio de entrevistas utilizando-se questionário com questões fechadas e abertas sendo, posteriormente, tratados com a utilização de ferramentas da análise de conteúdo. Os resultados encontrados corroboraram com a hipótese de que os jogos pedagógicos no ensino de Química proporcionam ambientes de aprendizagem colaborativa entre os estudantes, despertando o interesse para o aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula. Os dados encontrados se ancoram numa relação direta entre a aplicação dos jogos e a significação dos conhecimentos em Química. Conclui-se que os jogos pedagógicos são estimuladores do processo ensino-aprendizagem em Química. É perceptível o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação de um cidadão crítico e reflexivo segundo os instrumentos legais nacionais, como a LDB 9.394/96 e os PCNEM
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/762
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias