Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorANDRADE, LEONARDO
dc.date.accessioned2021-08-26T18:21:28Z
dc.date.available2021-08-26T18:21:28Z
dc.date.issued2015-03-13
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/762
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou investigar a utilização dos jogos pedagógicos como recurso no processo de ensino e aprendizagem. A hipótese inicial é que a ludicidade no ensino de química propicie um ambiente de aprendizagem colaborativo entre os estudantes, despertando o interesse dos mesmos para o aprendizado dos conhecimentos inerentes a esta ciência, além de inserir os estudantes como sujeitos desse processo. Esta pesquisa foi realizada na perspectiva do método de análise qualitativa, sendo desenvolvida nos moldes de pesquisa-ação. Os sujeitos que fizeram parte dessa investigação foram 65 estudantes de duas turmas do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de Aracruz do estado do Espírito Santo, sendo 35 estudantes da 2º série e 30 da 3º série do ensino regular. Os dados foram coletados por meio de entrevistas utilizando-se questionário com questões fechadas e abertas sendo, posteriormente, tratados com a utilização de ferramentas da análise de conteúdo. Os resultados encontrados corroboraram com a hipótese de que os jogos pedagógicos no ensino de Química proporcionam ambientes de aprendizagem colaborativa entre os estudantes, despertando o interesse para o aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula. Os dados encontrados se ancoram numa relação direta entre a aplicação dos jogos e a significação dos conhecimentos em Química. Conclui-se que os jogos pedagógicos são estimuladores do processo ensino-aprendizagem em Química. É perceptível o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação de um cidadão crítico e reflexivo segundo os instrumentos legais nacionais, como a LDB 9.394/96 e os PCNEMpt_BR
dc.titleO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PRIMO BITTIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem