EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROBLEMATIZANDO A EVASÃO EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIA
Abstract
Esta pesquisa objetiva problematizar a evasão, sob a ótica dos alunos da Educação
de Jovens e Adultos em uma escola de ensino fundamental do interior da Bahia. A
questão central foi identificar os fatores que contribuíram para a evasão de alunos
da EJA no município de Alcobaça, Estado da Bahia. A proposta metodológica
utilizada foi de caráter exploratório e natureza qualitativa, cujos dados decorreram da
visão dos discentes, docentes e gestores, que participaram do objeto de
investigação desta pesquisa. Foram investigados quinze alunos que abandonaram
os estudos no 8º e 9º ano, na 2ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos em 2014;
cinco professores, um coordenador pedagógico e um diretor que atua no campus
pesquisado atualmente. Para tanto, utilizou-se como técnica de pesquisa a
entrevista semiestruturada, com questões abertas, com posterior transcrição da fala
dos dados coletados dos participantes da unidade de ensino. O referencial teórico
tem seus fundamentos nos autores Haddad e Di Pierro (2000), Soares (1996) e
Gadotti (2001), que descrevem as transformações ocorridas nessa modalidade de
ensino desde o Brasil Império até a atualidade. Considerou-se Cearon (2011),
Brandão (2004) e Arroyo (2011) para a problematização da evasão sobre a ótica dos
alunos, e também há a contribuição dos autores Schargel e Smink (2002) Alonso
(2001) e Saviani (2008), que discutem a relação professor-aluno e escola-aluno no
contexto da educação de Jovens e Adultos. Os relatos apontados pelos sujeitos que
participaram da pesquisa permitiram traçar as principais causas da desistência dos
educandos. Com base nos resultados da pesquisa, foi possível apontar o indicativo
de que a evasão escolar é um fator de ordem social integrado com a ausência de
uma proposta de ensino construída pela unidade de ensino de forma que atenda às
peculiaridades dos alunos dessa comunidade. Assim, ficou evidente a importância
de se constituir uma política educacional participativa em consonância com as
necessidades apresentadas, visando à inclusão da Educação de Jovens e Adultos
na escola pesquisada.