A RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DOM JOSÉ DALVIT NO MUNICÍPIO DE MONTANHA ES Pesquisa financiada pela FAPES.
Abstract
O presente trabalho objetivou investigar como se desenvolve o processo ensino aprendizagem de Língua Inglesa na Escola de Ensino Médio Dom José Dalvit no município
de Montanha - ES, e conhecer quais as expectativas dos alunos quanto ao uso do
conhecimento adquirido no que se refere à sua aplicabilidade no cotidiano. É uma
pesquisa bibliográfica e estudo de caso, pois busca nos sentidos e significados dos
participantes os seus contextos sociais. A fundamentação teórica para compreensão e
interpretação do problema investigado encontra-se baseada nos estudos sóciohistórico de:
Leffa (1988, 1999, 2006, 2009, 2012,); Celani (2001, 2006,); Almeida Filho (2005). A
análise dos dados é organizada a partir dos conteúdos temáticos que emergiram de um
questionário aplicado a quarenta e um alunos do ensino médio. A partir das categorias de
análise citadas anteriormente, a interpretação dos dados aponta para o importante papel
da Língua Inglesa para a vida prática dos alunos, apesar das dificuldades encontradas pelo
professor em ministrar as aulas. Esta pesquisa ainda apresenta um projeto proposta de
intervenção para melhoria do ensino da Língua Inglesa na referida escola