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dc.contributor.authorFILHO, JOÃO
dc.date.accessioned2021-08-25T18:13:11Z
dc.date.available2021-08-25T18:13:11Z
dc.date.issued2015-03-13
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/756
dc.description.abstractEste trabalho trata da utilização de espaços não formais para desenvolver a Educação Ambiental, no âmbito da Educação Infantil, com o objetivo de investigar que contribuições a utilização desses espaços, focando a dimensão ambiental, pode trazer para a formação dos estudantes do Centro de Educação Infantil - Criarte, sujeitos da pesquisa. Dessa forma a questão norteadora da pesquisa foi: Que contribuições o desenvolvimento de atividades com foco na Educação Ambiental, em espaços não formais, pode trazer para um grupo de crianças de 04 e 05 anos que frequentam a Educação Infantil? Assim, propôs-se nesse trabalho, o desenvolvimento de um projeto que possibilite a utilização dos espaços não formais como peça importante no trabalho com a Educação Ambiental a fim de propiciar uma melhor utilização desses espaços, para fins educativos, por professores e alunos da Educação Infantil, propiciando o desenvolvimento da Educação Ambiental em seu caráter crítico, que se inicia na escola, mas se realiza para além de seus muros. Com esse pensamento foi feita uma pesquisa bibliográfica utilizando livros, artigos, dissertações, textos, documentos e teses, que têm como foco a Educação Infantil, a Educação Ambiental e os espaços não formais, selecionando trabalhos de vários autores como: Freire (1996), Friedman (2012), Machado (2010), Oliveira (2010, 2011), Carvalho (1998), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Oliveira e Gastal (2009), Rocha (2008), Schulz et. al (2012), Seniciato (2002), dentre outros. Foram utilizadas também documentos oficiais e legislação pertinente aos temas como: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999 dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental, dentre outras. A pesquisa teve a participação de alunos dos Grupo 04 e Grupo 05, matriculados no Criarte. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram realizadas visitas a quatro parques de preservação e conservação ambiental do município de Vitória, sendo três municipais e um de iniciativa privada. Durante essas visitas, as observações foram anotadas no diário de bordo para análise e desenvolvimento de atividades com os estudantes em sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de bordo, fotos, atividades desenhos e textos coletivos produzidos pelos pesquisados e as discussões realizadas em sala. Os dados coletados foram organizados e analisados considerando sua natureza qualitativa e a literatura consultada. A pesquisa mostrou resultados positivos. A partir da análise dos dados observou-se que houve interação constante entre os estudantes, eles aprenderam uns com os outros, mostraram que houve produção de conhecimento e desenvolvimento de conteúdos específicos em ciências e de outras áreas; houve ampliação do vocabulário dos participantes da pesquisa e mostraram ter desenvolvido autonomia para participarem das discussões, formulando suas próprias teorias. Os estudantes estenderam o que aprenderam, na escola, às suas casas, mobilizando as famílias para as causas ambientais. Nessa pesquisa percebeu-se que, após a experiência proporcionada por esse trabalho, os participantes mostraram-se sensibilizados com as questões ambientais e o desejo de contribuir para a preservação do meio ambiente.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Educação Ambiental. Espaços Não Formais. Ensino. Aprendizagem.pt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DE 04 E 05 ANOS DE UM CENTRO EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ESpt_BR


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