A biblioteca escolar na formação do hábito de leitura: uma realidade de dois colégios públicos estaduais de Itamaraju/Bahia
Abstract
A proposta da pesquisa foi estudar a importância da biblioteca escolar na formação
do hábito de leitura, pois esse elo vem sendo construído por toda a história da
biblioteca; sendo assim, essa construção é cada vez mais importante, pois a escola
tem um papel fundamental na formação do cidadão e do ser social, e a biblioteca
tem a função de garantir o acesso a informações e ajudar em sua caminhada como
leitor. Justifica-se este trabalho pela contribuição aos estudos das bibliotecas
escolares públicas na formação do leitor, que têm como função a relação da
biblioteca com o ambiente externo, função nobre que permite dar ênfase ao seu
papel social, utilizando atividades fundamentadas nos serviços de disseminação
desenvolvidos pelo bibliotecário profissional da informação. O problema encontrado
nessa temática passa pelo entendimento do papel social da biblioteca escolar na
vida do leitor, então, fica a pergunta: será que a biblioteca escolar cumpre
verdadeiramente seu papel na formação do leitor? Sendo assim, o objetivo geral é
analisar a importância da biblioteca escolar pública no município de Itamaraju –
Bahia na formação do hábito de leitura do estudante do ensino médio. Para tratar o
tema da pesquisa – biblioteca escolar pública na formação do leitor –, a pesquisa foi
caracterizada como qualiquantitativa. A educação escolar de Itamaraju apresenta os
seguintes dados: possui 118 escolas, sendo divididas entre Escolas Municipais (94),
Escolas Estaduais (9) e Escolas privadas (15), sendo que 59% possuem bibliotecas
e o número de alunos matriculados em toda a rede é de 19.689. Ficou evidente na
pesquisa que 87% dos estudantes frequentam a biblioteca da escola, revelando,
assim, a importância da biblioteca como ponto de apoio na sua formação como
estudante; 100% dos alunos têm a visão sobre a relevância da biblioteca na escola,
mas ainda não têm o hábito de utilizá-la frequentemente, e sim, apenas, para fazer
alguns trabalhos e leituras rápidas. A utilização dos professores referente à
biblioteca revela que 81% deles utilizam-na, mostrando, dessa forma, a importância
e o valor da biblioteca escolar. Percebe-se, ainda, uma resistência ou falta de
esclarecimento de 19% dos professores sobre a biblioteca como ferramenta
pedagógica. Os resultados apontados na pesquisa evidenciam que o hábito de
leitura ainda não é desenvolvido de forma suficiente, pois os alunos e professores
estão abaixo da média nacional de leitura de livros – este é um fato preocupante
apontado na pesquisa, pois um país sem leitores não se desenvolve
satisfatoriamente.