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A biblioteca escolar na formação do hábito de leitura: uma realidade de dois colégios públicos estaduais de Itamaraju/Bahia

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Dissertação de Mestrado (1.871Mb)
Date
2015-03-21
Author
Pinto, Emanuel
Metadata
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Abstract
A proposta da pesquisa foi estudar a importância da biblioteca escolar na formação do hábito de leitura, pois esse elo vem sendo construído por toda a história da biblioteca; sendo assim, essa construção é cada vez mais importante, pois a escola tem um papel fundamental na formação do cidadão e do ser social, e a biblioteca tem a função de garantir o acesso a informações e ajudar em sua caminhada como leitor. Justifica-se este trabalho pela contribuição aos estudos das bibliotecas escolares públicas na formação do leitor, que têm como função a relação da biblioteca com o ambiente externo, função nobre que permite dar ênfase ao seu papel social, utilizando atividades fundamentadas nos serviços de disseminação desenvolvidos pelo bibliotecário profissional da informação. O problema encontrado nessa temática passa pelo entendimento do papel social da biblioteca escolar na vida do leitor, então, fica a pergunta: será que a biblioteca escolar cumpre verdadeiramente seu papel na formação do leitor? Sendo assim, o objetivo geral é analisar a importância da biblioteca escolar pública no município de Itamaraju – Bahia na formação do hábito de leitura do estudante do ensino médio. Para tratar o tema da pesquisa – biblioteca escolar pública na formação do leitor –, a pesquisa foi caracterizada como qualiquantitativa. A educação escolar de Itamaraju apresenta os seguintes dados: possui 118 escolas, sendo divididas entre Escolas Municipais (94), Escolas Estaduais (9) e Escolas privadas (15), sendo que 59% possuem bibliotecas e o número de alunos matriculados em toda a rede é de 19.689. Ficou evidente na pesquisa que 87% dos estudantes frequentam a biblioteca da escola, revelando, assim, a importância da biblioteca como ponto de apoio na sua formação como estudante; 100% dos alunos têm a visão sobre a relevância da biblioteca na escola, mas ainda não têm o hábito de utilizá-la frequentemente, e sim, apenas, para fazer alguns trabalhos e leituras rápidas. A utilização dos professores referente à biblioteca revela que 81% deles utilizam-na, mostrando, dessa forma, a importância e o valor da biblioteca escolar. Percebe-se, ainda, uma resistência ou falta de esclarecimento de 19% dos professores sobre a biblioteca como ferramenta pedagógica. Os resultados apontados na pesquisa evidenciam que o hábito de leitura ainda não é desenvolvido de forma suficiente, pois os alunos e professores estão abaixo da média nacional de leitura de livros – este é um fato preocupante apontado na pesquisa, pois um país sem leitores não se desenvolve satisfatoriamente.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/750
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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