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dc.contributor.authorMOREIRA, DIEGO
dc.date.accessioned2021-08-25T12:21:57Z
dc.date.available2021-08-25T12:21:57Z
dc.date.issued2015-03-21
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/748
dc.description.abstractEsse trabalho vem discutir a possibilidade dos estudos locais nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental II na rede municipal de ensino do município de São Mateus- ES. Baseado na legislação federal e na lei orgânica, essa pesquisa investiga a pertinência do Espaço de Vivência como método de estudo para o melhor entendimento geográfico dos educandos associado a sua evolução teórica nos aspectos visíveis e do cotidiano das paisagens. Nesse sentido, esse trabalho buscou não apenas inserir os conteúdos oficiais, mas refletir nos processos identitários do espaço escolar mateense. Assim, essa dissertação analisou a princípio as condições da escola e do ensino de Geografia no Brasil, juntamente com a recepção acadêmica dessa ciência e sua apropriação pelo Estado. Nessa mesma linha, houve a contextualização do ensino renovado da Geografia no Brasil e a valorização do Espaço de Vivência por pesquisadores e pelo próprio MEC no ensino de Geografia e seu caráter fenomenológico. Em seguida, foi observada a organização do ensino proposto pelos Planos Curriculares Nacionais em Geografia para articulação com os conteúdos de ordem local. A pesquisa em si se deu em caráter bibliográfico, onde foram discutidas as principais características do território mateense e selecionados os principais conteúdos a serem trabalhados. Em seguida, houve uma associação da pesquisa aos ciclos e eixos dos PCN’s com o objetivo de ofertar uma proposta curricular coerente com o interesse dos alunos e a evolução dos conceitos adquiridos na fase do ensino fundamental II. Por fim, o trabalho apresenta um conjunto de tabelas onde são discutidos os conteúdos locais da geografia do lugar articulados aos conceitos geográficos de cada série e fundamentando-os nas interações com outras linhas de conhecimentopt_BR
dc.subjectCurrículo; Geografia de São Mateus; Espaço de Vivência.pt_BR
dc.titleA valorização do estudo do Lugar: uma proposta a inserção da Geografia de São Mateus-ES no currículo da rede municipal de ensinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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