A valorização do estudo do Lugar: uma proposta a inserção da Geografia de São Mateus-ES no currículo da rede municipal de ensino
Abstract
Esse trabalho vem discutir a possibilidade dos estudos locais nas aulas de Geografia do
Ensino Fundamental II na rede municipal de ensino do município de São Mateus- ES.
Baseado na legislação federal e na lei orgânica, essa pesquisa investiga a pertinência do
Espaço de Vivência como método de estudo para o melhor entendimento geográfico dos
educandos associado a sua evolução teórica nos aspectos visíveis e do cotidiano das
paisagens. Nesse sentido, esse trabalho buscou não apenas inserir os conteúdos oficiais,
mas refletir nos processos identitários do espaço escolar mateense. Assim, essa
dissertação analisou a princípio as condições da escola e do ensino de Geografia no Brasil,
juntamente com a recepção acadêmica dessa ciência e sua apropriação pelo Estado.
Nessa mesma linha, houve a contextualização do ensino renovado da Geografia no Brasil e
a valorização do Espaço de Vivência por pesquisadores e pelo próprio MEC no ensino de
Geografia e seu caráter fenomenológico. Em seguida, foi observada a organização do
ensino proposto pelos Planos Curriculares Nacionais em Geografia para articulação com os
conteúdos de ordem local. A pesquisa em si se deu em caráter bibliográfico, onde foram
discutidas as principais características do território mateense e selecionados os principais
conteúdos a serem trabalhados. Em seguida, houve uma associação da pesquisa aos
ciclos e eixos dos PCN’s com o objetivo de ofertar uma proposta curricular coerente com o
interesse dos alunos e a evolução dos conceitos adquiridos na fase do ensino fundamental
II. Por fim, o trabalho apresenta um conjunto de tabelas onde são discutidos os conteúdos
locais da geografia do lugar articulados aos conceitos geográficos de cada série e
fundamentando-os nas interações com outras linhas de conhecimento