Gestão Educacional, Gestão compartilhada, Qualidade da Educação
Resumo
Este trabalho objetiva analisar o processo da gestão educacional compartilhada
como ferramenta de avanço na qualidade da educação. A problematização está
voltada para compreender como na escola objeto de estudos a gestão educacional
compartilhada contribui para este avanço em uma educação de qualidade. Sua
justificativa reside no fato de que este processo de gestão requer mudanças de
paradigmas que são marcadas por fortes tendências de praticas interativas,
participativas e democráticas, buscando sempre a parceria, alianças e a resolução
de problemas através do diálogo. Se todas estas ações ficarem somente no campo
teórico e não forem colocadas em prática, o processo se torna comprometido. Foi
elaborado um roteiro para realização de entrevistas semi estruturadas junto aos
professores, coordenadores, gestores. Os resultados da pesquisa evidenciam que, a
escola pesquisada contribui para uma educação de qualidade, pois, a gestão
democrática é vivenciada na práxis pedagógica e social, bem como as ações que
facilitam o sucesso escolar são planejadas com a participação de toda a
comunidade escolar, características de uma gestão educacional compartilhada.