dc.description.abstract | O presente estudo teve o objetivo de investigar as características sociodemográfica
e étnica do corpo discente ingressante em dez cursos de graduação do Centro
Universitário do Norte do Espírito Santo (CEUNES), no segundo semestre do ano de
2014, a fim de mapear o contingente de alunos negros. Este estudo analisa a
relevância das Políticas de Ações Afirmativas, com viés étnico e racial, além do
socioeconômico especificamente a adoção de cotas para ingresso na Universidade,
como promoção do acesso das populações negras e indígenas socialmente
marginalizadas e estudantes oriundos de escola pública à Instituição Federal de
Ensino Superior de São Mateus, CEUNES. Trata-se de um estudo quali-quantitativo.
Utilizou-se um questionário estruturado que foi aplicado a 180 alunos, voluntários,
regularmente matriculados nos primeiros períodos dos cursos de graduação de
Pedagogia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Matemática, Química,
Engenharia do Petróleo, Engenharia Química, Agronomia, Enfermagem e Farmácia.
Concluiu-se que as ações afirmativas promoveram o acesso do aluno negro, do
aluno oriundo de escolas públicas e do aluno com renda per capita de até 1,5 salário
mínimo ao ensino superior público federal do CEUNES, diferenciando nesses itens
de outras universidades. Os resultados desta pesquisa reforçam a relevância da
educação de forma democrática que é garantida pela Constituição Federal. | pt_BR |