Mostrar el registro sencillo del ítem
O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ÉTNICO DO CORPO DISCENTE DO CEUNES: UM ESTUDO DE CASO
dc.contributor.author | HOFFMANN, ZILDA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T21:01:17Z | |
dc.date.available | 2021-08-23T21:01:17Z | |
dc.date.issued | 2014-12-18 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/736 | |
dc.description.abstract | O presente estudo teve o objetivo de investigar as características sociodemográfica e étnica do corpo discente ingressante em dez cursos de graduação do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (CEUNES), no segundo semestre do ano de 2014, a fim de mapear o contingente de alunos negros. Este estudo analisa a relevância das Políticas de Ações Afirmativas, com viés étnico e racial, além do socioeconômico especificamente a adoção de cotas para ingresso na Universidade, como promoção do acesso das populações negras e indígenas socialmente marginalizadas e estudantes oriundos de escola pública à Instituição Federal de Ensino Superior de São Mateus, CEUNES. Trata-se de um estudo quali-quantitativo. Utilizou-se um questionário estruturado que foi aplicado a 180 alunos, voluntários, regularmente matriculados nos primeiros períodos dos cursos de graduação de Pedagogia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Matemática, Química, Engenharia do Petróleo, Engenharia Química, Agronomia, Enfermagem e Farmácia. Concluiu-se que as ações afirmativas promoveram o acesso do aluno negro, do aluno oriundo de escolas públicas e do aluno com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ao ensino superior público federal do CEUNES, diferenciando nesses itens de outras universidades. Os resultados desta pesquisa reforçam a relevância da educação de forma democrática que é garantida pela Constituição Federal. | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior. Ações Afirmativas. Negros. | pt_BR |
dc.title | O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ÉTNICO DO CORPO DISCENTE DO CEUNES: UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |