Mostrar el registro sencillo del ítem
Diagnóstico para capacitação de docentes como subsídio à inclusão de alunos com deficiência auditiva
dc.contributor.author | GONÇALVES, VERANA MARIA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T20:36:51Z | |
dc.date.available | 2021-08-23T20:36:51Z | |
dc.date.issued | 2014-10-24 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/735 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de diagnóstico para capacitação de docentes por meio do Analytic Hierarchy Process (AHP)como subsídio à inclusão de alunos com deficiência auditiva, tendo por base fatores como formação pedagógica e psicopedagógica, parceria entre profissional de ensino regular e profissionais de educação especial e concepção atitudinal. O diagnóstico proposto tem por objetivo identificar e hierarquizar as opiniões dos docentes do IFES sobre a necessidade de capacitação em relação a inclusão dos discentes com deficiência auditiva em sala de aula regular. A pesquisa tem enfoque combinado, classificada como aplicada e, com relação ao nível de aprofundamento, o presente trabalho pode ser enquadrado como um estudo de caso exploratório, devido a fornecer informações-chave, que servem de base para a afirmação das questões de avaliação e dos métodos de investigação. O método AHP permitiu transformar informações essencialmente qualitativas, em informações quantitativas consentindo a elaboração de uma estrutura hierárquica, de modo a facilitar os processos decisórios para futuras capacitações dos docentes do IFES, objetivando auxiliar na inclusão de alunos com deficiência auditiva. Entretanto, a análise multicritério é altamente sensível a variações de julgamentos de valor realizadas pelos especialistas, podendo haver pequenas alterações nos valores da decisão e, com isso, alterarem os resultados obtidos. Desta forma, o estudo propõe que o resultado desta avaliação possa ser adaptado à realidade de diferentes situações, regiões e localidades. A pesquisa foi realizada em 4 campi do IFES. O estudo de caso tinha por finalidade atestar a aplicabilidade e funcionalidade da proposta, o interesse das pessoas em avaliar suas condições para atuarem com pessoas com deficiência auditiva e, finalmente avaliar o alcance de seus resultados. Adicionalmente, este trabalho deverá contribuir para a construção do conhecimento no que diz respeito a “inclusão de pessoas”. | pt_BR |
dc.subject | Capacitação docente. Tomada de decisão. Analytic Hierarchy Process (AHP). Inclusão de pessoas com deficiência auditiva. | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico para capacitação de docentes como subsídio à inclusão de alunos com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |