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Diagnóstico para capacitação de docentes como subsídio à inclusão de alunos com deficiência auditiva

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Dissertação de Mestrado (5.058Mb)
Fecha
2014-10-24
Autor
GONÇALVES, VERANA MARIA
Metadatos
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Resumen
Este trabalho apresenta uma proposta de diagnóstico para capacitação de docentes por meio do Analytic Hierarchy Process (AHP)como subsídio à inclusão de alunos com deficiência auditiva, tendo por base fatores como formação pedagógica e psicopedagógica, parceria entre profissional de ensino regular e profissionais de educação especial e concepção atitudinal. O diagnóstico proposto tem por objetivo identificar e hierarquizar as opiniões dos docentes do IFES sobre a necessidade de capacitação em relação a inclusão dos discentes com deficiência auditiva em sala de aula regular. A pesquisa tem enfoque combinado, classificada como aplicada e, com relação ao nível de aprofundamento, o presente trabalho pode ser enquadrado como um estudo de caso exploratório, devido a fornecer informações-chave, que servem de base para a afirmação das questões de avaliação e dos métodos de investigação. O método AHP permitiu transformar informações essencialmente qualitativas, em informações quantitativas consentindo a elaboração de uma estrutura hierárquica, de modo a facilitar os processos decisórios para futuras capacitações dos docentes do IFES, objetivando auxiliar na inclusão de alunos com deficiência auditiva. Entretanto, a análise multicritério é altamente sensível a variações de julgamentos de valor realizadas pelos especialistas, podendo haver pequenas alterações nos valores da decisão e, com isso, alterarem os resultados obtidos. Desta forma, o estudo propõe que o resultado desta avaliação possa ser adaptado à realidade de diferentes situações, regiões e localidades. A pesquisa foi realizada em 4 campi do IFES. O estudo de caso tinha por finalidade atestar a aplicabilidade e funcionalidade da proposta, o interesse das pessoas em avaliar suas condições para atuarem com pessoas com deficiência auditiva e, finalmente avaliar o alcance de seus resultados. Adicionalmente, este trabalho deverá contribuir para a construção do conhecimento no que diz respeito a “inclusão de pessoas”.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/735
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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