Mostrar el registro sencillo del ítem
Avaliação Escolar e Sua Significação no Processo Educativo na Primeira Fase do Ensino Fundamental
dc.contributor.author | COSTA, OTÍLIA MARIA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T19:40:33Z | |
dc.date.available | 2021-08-23T19:40:33Z | |
dc.date.issued | 2014-07-03 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/731 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo principal analisar no ambiente escolar a significação da avaliação. Realizamos na fase inicial a pesquisa bibliográfica, dando ênfase as concepções de diferentes autores sobre avaliação, utilizando livros, artigos científicos e periódicos. Estruturamos o texto de forma que estejam explicitados tanto o processo histórico quanto o conceito de avaliação; posteriormente abordamos o processo atual de avaliação do ensino analisando os princípios prescritos na legislação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estudamos as várias formas de avaliar juntamente com os instrumentos avaliativos e na última parte, apresentamos as conclusões da pesquisa efetivada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “ Ouro Negro” do município de São Mateus/ES, considerando que as práticas avaliativas é de caráter processual e contínuo, ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como o aspecto principal. Tendo em vista os resultados desta pesquisa, percebemos o quanto as respostas dos pesquisados são contraditórios ao resultado final da escola pesquisada, trazendo uma ampla reflexão o quanto precisamos inovar e transformar não somente as formas de avaliar, mas sim, como avaliar os nossos alunos dentro do seu nível de aprendizagem. Entretanto, o professor é o agente principal desse processo que, independente das prescrições legais, imposição do sistema, das formas de avaliar os instrumentos avaliativos escolhidos é a sua concepção, o tipo de planejamento e a forma de laborar que tornará a avaliação um importante instrumento no processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento do aluno. | pt_BR |
dc.subject | Escola. Avaliação. Aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | Avaliação Escolar e Sua Significação no Processo Educativo na Primeira Fase do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |