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dc.contributor.authorFABRIS, MARIA APARECIDA
dc.date.accessioned2021-08-23T19:26:32Z
dc.date.available2021-08-23T19:26:32Z
dc.date.issued2014-11-05
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/729
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou desenvolver práticas de portfólios mais eficientes e reflexivas para a diversidade em sala de aula, por meio da reorganização dos objetivos específicos e de novas técnicas de ampliação de portfólios, como a fotografia e a coleta de atividades pelo professor e aluno, além de conversas e de reflexões em visitas pedagógicas, reuniões de pais e de equipes, a fim de torná-lo mais formativo e informativo, entre outros. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo. Com a pesquisa bibliográfica, buscamos fundamentar com as teorias de Shores e Grace (2001); Godoi (2010); Hoffmann (1999; 2005; 2011 e 2012); Rego (1995); Silva, Pasuch e Silva (2012); Rodrigues (2012); Brasil (2010 e 2012), dentre outros. A pesquisa-ação foi realizada em 13 escolas de Educação Infantil do Município de Jaguaré, ES. A abordagem qualitativa possibilitou conhecimentos amplos e análise abrangentes, baseadas em Thiollent (2001) e Flick (2009). As informações foram obtidas, utilizando os instrumentos de coletas de dados: o questionário, a entrevista, a observação da realidade e a análise documental. Durante as visitas a fotografia foi elemento importantíssimo, porque permitiu análise e comprovação da realidade, além de servir de material concreto de estudos e reuniões de pais e de equipes, fonte imprescindível para desenvolver e fundamentar bons trabalhos. Os resultados deste estudo apontaram que a partir da pesquisa-ação as produções das crianças da creche se tornaram mais autênticas; as professoras ficaram mais seguras; que existem vários passos para implementar portfólios mais formativos e significativos em parceria com as crianças e as famílias. As fotografias são altamente reveladoras de aprendizagens significativas e podem aparecer sob a forma de CD ou DVD complementando o processo avaliativo que é processual, formativo, e deve ser sempre pautado na interação e mediação entre a professora, pais e criança, esses apresentaram muitas sugestões que servirão para redimensionar os portfólios avaliativos, e consequentemente, as práticas avaliativas mais eficientes em 2015, como sugestão da Secretaria Municipal de educação e Cultura-SEMEC.pt_BR
dc.subjectPortfólio. Educação Infantil. Avaliação Formativa. Família. Aprendizagem. Diversidade.pt_BR
dc.titlePORTFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PARA A DIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE JAGUARÉ-ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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