PORTFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PARA A DIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE JAGUARÉ-ES
Abstract
O presente trabalho objetivou desenvolver práticas de portfólios mais eficientes e
reflexivas para a diversidade em sala de aula, por meio da reorganização dos
objetivos específicos e de novas técnicas de ampliação de portfólios, como a
fotografia e a coleta de atividades pelo professor e aluno, além de conversas e de
reflexões em visitas pedagógicas, reuniões de pais e de equipes, a fim de torná-lo
mais formativo e informativo, entre outros. Para isso, realizamos pesquisa
bibliográfica e de campo. Com a pesquisa bibliográfica, buscamos fundamentar com
as teorias de Shores e Grace (2001); Godoi (2010); Hoffmann (1999; 2005; 2011 e
2012); Rego (1995); Silva, Pasuch e Silva (2012); Rodrigues (2012); Brasil (2010 e
2012), dentre outros. A pesquisa-ação foi realizada em 13 escolas de Educação
Infantil do Município de Jaguaré, ES. A abordagem qualitativa possibilitou
conhecimentos amplos e análise abrangentes, baseadas em Thiollent (2001) e Flick
(2009). As informações foram obtidas, utilizando os instrumentos de coletas de
dados: o questionário, a entrevista, a observação da realidade e a análise
documental. Durante as visitas a fotografia foi elemento importantíssimo, porque
permitiu análise e comprovação da realidade, além de servir de material concreto de
estudos e reuniões de pais e de equipes, fonte imprescindível para desenvolver e
fundamentar bons trabalhos. Os resultados deste estudo apontaram que a partir da
pesquisa-ação as produções das crianças da creche se tornaram mais autênticas;
as professoras ficaram mais seguras; que existem vários passos para implementar
portfólios mais formativos e significativos em parceria com as crianças e as famílias.
As fotografias são altamente reveladoras de aprendizagens significativas e podem
aparecer sob a forma de CD ou DVD complementando o processo avaliativo que é
processual, formativo, e deve ser sempre pautado na interação e mediação entre a
professora, pais e criança, esses apresentaram muitas sugestões que servirão para
redimensionar os portfólios avaliativos, e consequentemente, as práticas avaliativas
mais eficientes em 2015, como sugestão da Secretaria Municipal de educação e
Cultura-SEMEC.