Mostrar el registro sencillo del ítem
A PERSPECTIVA DE TRABALHO DOS JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE NANUQUE-MG
dc.contributor.author | SANTOS, MARCIO | |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T19:24:16Z | |
dc.date.available | 2021-08-23T19:24:16Z | |
dc.date.issued | 2014-12-15 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/728 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi movida pela preocupação e interesse em saber quais as perspectivas de trabalho dos jovens egressos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Município de Nanuque - MG. Subsidiado pelos temas geradores para a desenvoltura deste trabalho tais como: o Ser jovem e as suas perspectivas de trabalho, educação, economia global e possibilidades de desenvolvimento regional. Estes temas ganharam esclarecimento e fundamentação a partir das leituras de Frigotto (1999 e 2000), Negri (2000), Freire (1996), Horton (2003), Castells (1999), De Masi (2000), Libânio (2011), Oliveira (2010), Fonseca (1986) e outros. Em meio ao que pensa esses autores, estão as falas, desejos, anseios, avanços e retrocessos evidenciados no estudo de caso feito com os 80 (oitenta) jovens de 17 anos egressos do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo utilizando a observação, a análise documental, um questionário com perguntas objetivas e o programa estatístico SPSS 20.0 for Windows, a fim de perceber alguns apontamentos que evidenciaram os caminhos percorridos pela juventude no município de Nanuque-MG. Esta pesquisa proporcionou uma maior compreensão da nossa Educação Brasileira, em especial se tratando do Ensino Médio que não tem conseguido preparar os jovens para o mercado de trabalho, em razão da sua prática ser efetivada de forma precária, distante da realidade do aluno trabalhador, num espaço de tempo muito curto o mesmo se sente frustrado pois não consegue ver este Ensino Médio como uma perspectiva de uma vida futura. Em suma, percebeu-se que é possível explorar mais o ambiente escolar promovendo debates, amadurecendo a ideia de uma educação que se efetive na integração profissional e universitária, buscando uma nova razão de existência da educação propedêutica para muito além do capitalismo implícito na formação vigente desta nação. | pt_BR |
dc.subject | Juventude, Trabalho e Educação | pt_BR |
dc.title | A PERSPECTIVA DE TRABALHO DOS JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE NANUQUE-MG | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |