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dc.contributor.authorVERGNA, MÁRCIA
dc.date.accessioned2021-08-23T19:20:43Z
dc.date.available2021-08-23T19:20:43Z
dc.date.issued2014-08-22
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/727
dc.description.abstractEste trabalho objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias da informação e comunicação, em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do ensino médio da rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica buscou demonstrar a importância de se incorporar esses recursos na prática pedagógica dos professores, baseando-se nas obras de Brito e Purificação (2006), Marcuschi (2010), Moran (2001, 2007, 2013), Valente (1999, 2003, 2007), Xavier (2007, 2010), dentre outros relacionados à temática, bem como nos documentos oficiais que regem a educação brasileira. A pesquisa de campo investigou como os professores estavam incorporando as tecnologias da informação e comunicação à prática pedagógica, a formação inicial e continuada para o seu uso e as possíveis dificuldades enfrentadas para integrá-las à ação docente. Como instrumento de coleta de dados foi usado o questionário. O questionário dirigido ao aluno objetivou verificar as atividades que realizavam no laboratório de informática nas aulas de Língua Portuguesa. O questionário dirigido aos professores buscou identificar a formação para o uso pedagógico dessas tecnologias e as possíveis dificuldades para incorporá-las na ação docente. Essa pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, sendo que a coleta e a análise dos dados levaram-nos a uma abordagem quantitativa/qualitativa. Os dados apontam que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram as tecnologias da informação e comunicação em sua prática pedagógica. Dos que levam os alunos ao laboratório de informática, o principal uso é para realização de pesquisas, seguido, em menor número, para preparação de slides para apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura digital de obras literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina. A maioria dos professores pesquisados não teve em sua formação inicial preparação para utilizar as tecnologias da informação e comunicação como recurso pedagógico. Quanto à formação continuada, a maioria afirmou já ter realizado capacitação para integrá-las à prática pedagógica, sendo essa formação ofertada pelo poder público. Os professores encontram dificuldades para integrar essas tecnologias à prática pedagógica, apontando como principais fatores o número insuficiente de computadores para os alunos no laboratório de informática, a baixa velocidade de conexão à internet e a dificuldade em agendar o uso do laboratório. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem o melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico desses recursos.pt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação. Incorporação. Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA incorporação das tecnologias da informação e comunicação pelos professores de Língua Portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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