A incorporação das tecnologias da informação e comunicação pelos professores de Língua Portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES
Resumo
Este trabalho objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das
tecnologias da informação e comunicação, em especial o computador e a internet,
na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do ensino médio da
rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizamos pesquisa bibliográfica e de
campo. A pesquisa bibliográfica buscou demonstrar a importância de se incorporar
esses recursos na prática pedagógica dos professores, baseando-se nas obras de
Brito e Purificação (2006), Marcuschi (2010), Moran (2001, 2007, 2013), Valente
(1999, 2003, 2007), Xavier (2007, 2010), dentre outros relacionados à temática, bem
como nos documentos oficiais que regem a educação brasileira. A pesquisa de
campo investigou como os professores estavam incorporando as tecnologias da
informação e comunicação à prática pedagógica, a formação inicial e continuada
para o seu uso e as possíveis dificuldades enfrentadas para integrá-las à ação
docente. Como instrumento de coleta de dados foi usado o questionário. O
questionário dirigido ao aluno objetivou verificar as atividades que realizavam no
laboratório de informática nas aulas de Língua Portuguesa. O questionário dirigido
aos professores buscou identificar a formação para o uso pedagógico dessas
tecnologias e as possíveis dificuldades para incorporá-las na ação docente. Essa
pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, sendo que a coleta e a análise dos
dados levaram-nos a uma abordagem quantitativa/qualitativa. Os dados apontam
que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram as
tecnologias da informação e comunicação em sua prática pedagógica. Dos que
levam os alunos ao laboratório de informática, o principal uso é para realização de
pesquisas, seguido, em menor número, para preparação de slides para
apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura digital de obras
literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da
disciplina. A maioria dos professores pesquisados não teve em sua formação inicial
preparação para utilizar as tecnologias da informação e comunicação como recurso
pedagógico. Quanto à formação continuada, a maioria afirmou já ter realizado
capacitação para integrá-las à prática pedagógica, sendo essa formação ofertada
pelo poder público. Os professores encontram dificuldades para integrar essas
tecnologias à prática pedagógica, apontando como principais fatores o número
insuficiente de computadores para os alunos no laboratório de informática, a baixa
velocidade de conexão à internet e a dificuldade em agendar o uso do laboratório.
Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações
que visem o melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias
da informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no
direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico
desses recursos.