DO VIRTUAL AO REAL: O USO DA INTERNET COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Abstract
Esta pesquisa mostra o uso das TIC´s no ensino da matemática com o auxilio da
internet no aprendizado da disciplina. A educação tem desenvolvido novos parâme tros para criar e dinamizar as aulas de Matemática com conteúdos surpreendentes e
interessantes, enriquecendo o aprendizado dos alunos, isto é, sem prejudicar as in formações a serem transmitidas com o uso do laboratório de informática. Ao deparar
com a realidade no ambiente que trabalho, no qual convivo com vários professores e
vejo a deficiência com relação ao uso dos recursos pedagógicos das TIC´s em vá rias disciplinas como a matemática. O Projeto Político da Escola descreve o currículo
da área de conhecimento de linguagens e códigos o uso dessas tecnologias que
vêm sendo implantadas na escola. Essa tecnologia contribui para a formação dos
alunos na disciplina da Matemática. Esses recursos disponíveis no ensino é atraem
e motivam os alunos . O uso da internet pode contribuir pedagogicamente no pro cesso de ensino da matemática no ensino médio. Essa pesquisa objetiva verificar,
identificar, discutir e sugerir ações que contemplem a internet como prática que con tribua com o Projeto Político Pedagógico da escola, as propostas visam contem plar o uso da internet no contexto do laboratório por professores no ensino- aprendi zagem da matemática e verificar como estas práticas estão sendo utilizadas. Com
esses recursos virtuais ou reais, a escola dispõe para o professor softwares especí ficos para área de exatas, que ampliam o leque de informações e contribuem para o
aprendizado dos alunos de uma forma prática e moderna, levando-os a viajar pela
informação. Hoje a metodologia utilizada nas aulas contribui com vários fatores tec nológicos, o uso do computador, da internet, dos softwares livres destinados à disci plina. Agindo junto com os professores e alunos, como pesquisadora, procuro resul tados que viabilizem o uso da internet no ensino aprendizagem da matemática. Por
meio de questionamentos aos professores e alunos, desenvolveu-se a análise dos
dados coletados e um possível caminho a seguir para que todos se beneficiem desta
pesquisa e seus resultados.