dc.description.abstract | A presente dissertação trouxe como tema O GESTAR como agente transformador
na prática do ensino de Matemática: um estudo de caso, com professores de
matemática participantes do projeto em Teixeira de Freitas – BA, observando as
competências necessárias ao professor de Matemática da atualidade e o projeto
como Formação Continuada. Discutiu-se, a construção da identidade do professor
inserido no novo modelo de Educação proposto pelo Ministério da Educação e
Cultura (MEC) e, como o GESTAR, pode contribuir nessa formação através de teoria
e prática junto aos participantes deste. Portanto, essa pesquisa teve relevância
porque permitiu observar os benefícios deste programa de formação continuada
oferecendo ao docente a oportunidade de repensar, reorganizar e adquirir novas
competências produzindo novos conhecimentos, tornando assim sua prática
pedagógica mais próxima do discente. O referencial teórico deste estudo está
embasado na análise de documentos oficiais que regulamentam a educação e as
políticas públicas de Educação e Formação Continuada, como LDB 9394/96, Guias
e Pressupostos do Programa Gestar (2007, 2014); Parâmetros Curriculares
Nacionais (1997) Plano Nacional da Educação (2011) e teóricos como:
D’AMBROSIO (1996) , GATTI (2008, 2009, 2011); NÓVOA ( 1992, 1997, 2002,
2007, 2009). | pt_BR |