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dc.contributor.authorCOSTALONGA, JEAN FÁBIO
dc.date.accessioned2021-08-23T18:33:31Z
dc.date.available2021-08-23T18:33:31Z
dc.date.issued2014-12-05
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/723
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou verificar quais os desafios e perspectivas ligadas a inclusão estão presentes na escola estadual de ensino médio Pedro Paulo Grobério de Jaguaré-ES. Para tal, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Com a pesquisa bibliográfica buscamos destacar a importância das práticas inclusivas e a realidade das Necessidades Educativas Especiais nas salas de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado na sala de recursos multifuncional identificando os desafios na relação entre os professores, alunos especiais e os demais componentes escolares, apoiando-nos nas teorias de Santos e Paulino (2008); Alves e Guareschi (2011); Ropoli (2010); Hoffmann (2011); Freitas (2013); Jesus (2005); Mittler (2003); Ferreira e Ferreira (2007); entre outros; assim como em documentos oficiais. Com a pesquisa-ação procuramos responder aos objetivos específicos desse trabalho, buscando identificar no contexto da sala de aula os desafios nos trabalhos com os alunos especiais, a contribuição da sala de recursos, as condições de trabalho dos professores e pedagogos e a realidade das famílias desses alunos. Para isso, aplicamos um questionário aos pais, pedagogos e professores e utilizamos ainda a entrevista para complementar as informações já coletadas pelos questionários. Analisamos os planos de ensino das disciplinas, relatórios de trabalhos colaborativos e observamos as aulas dos professores nas salas onde havia alunos especiais. As pesquisas sinalizaram que a maior parte dos professores associam suas dificuldades para trabalhar com os alunos especiais à sua formação acadêmica e à falta de formação continuada para a inclusão escolar. Além disso, verificamos que a escola não tem condições de atender mais alunos especiais na atual sala de recursos pela situação precária do espaço e em pesquisas detectamos mais 11 alunos com possibilidade de matricular-se no ensino médio nessa escola em 2015. Em relação à sala de aula, percebemos que poucos são os professores que fazem adequações curriculares nos materiais que são oferecidos a esses alunos, de modo que somente são feitas adaptações das avaliações para duas alunas e que as falhas acontecem, pois não há interlocução entre o professor comum, o professor de AEE e o pedagogo da escola. O falta de tempo e de apoio pedagógico foram apontados como barreiras aos bons trabalhos nas salas de aula, além do número elevado de alunos. Acreditamos que os resultados desse trabalho podem contribuir para a criação de momentos para a formação continuada para a inclusão, melhorias nas condições da estrutura física escolar e na criação de estratégias e metodologias de trabalhos para impedir a exclusão dos alunos especiais no ensino médio público das escolas do Espírito Santopt_BR
dc.subjectEducação Especial. Inclusão. Ensino Médio. Atendimento Educacional Especializado. Formação docentept_BR
dc.titleINCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PEDRO PAULO GROBÉRIO DE JAGUARÉ-ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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