dc.description.abstract | Esta pesquisa aponta uma discussão acerca da educação sexual, em especial
aquela que deve(ria) ocorrer no âmbito da escola, especificamente nas séries
iniciais do ensino fundamental. Para tanto, pautou-se em uma pesquisa de
caráter bibliográfico acompanhada de uma pesquisa de campo realizada em
duas escolas localizadas nos municípios de Vitória e Serra/ES. O objetivo
central dessa investigação foi analisar os diferentes saberes e fazeres
presentes no âmbito da educação escolar no tocante a educação sexual dos
aprendizes, para então poder colaborar com o trabalho dos professores que
cotidianamente lidam com crianças, jovens e adolescentes em pleno
desenvolvimento sexual. Entendemos que as crianças e adolescentes têm o
direito de serem educados integralmente. Tem também o direito à saúde, o
direito de serem aceitos e serem amados e o direito ao lazer, e que deles seja
exigido o cumprimento de seus deveres a fim de tornarem-se cidadãos
responsáveis e críticos. As situações e possibilidades de intervenção descritas
neste trabalho estão relacionadas à interdisciplinaridade, as quais profissionais
cujas atividades são de certa forma ligadas à educação como psicólogos e
sociólogos, podem trabalhar em conjunto, uma vez que os fenômenos
humanos são grandes e muito complexos, como a sexualidade, a DST / AIDS,
a gravidez na adolescência, os projetos de saúde e o de vida física e mental.
Este estudo ao discutir a sexualidade, entende que discute a “vida” e por isso
espera colaborar com professores e pais e sociedade abrindo portas para
futuras pesquisas relacionadas à orientação sexual. | pt_BR |