(RE)DISCUTINDO SABERES (RE)CONSTRUINDO FAZERES: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa aponta uma discussão acerca da educação sexual, em especial
aquela que deve(ria) ocorrer no âmbito da escola, especificamente nas séries
iniciais do ensino fundamental. Para tanto, pautou-se em uma pesquisa de
caráter bibliográfico acompanhada de uma pesquisa de campo realizada em
duas escolas localizadas nos municípios de Vitória e Serra/ES. O objetivo
central dessa investigação foi analisar os diferentes saberes e fazeres
presentes no âmbito da educação escolar no tocante a educação sexual dos
aprendizes, para então poder colaborar com o trabalho dos professores que
cotidianamente lidam com crianças, jovens e adolescentes em pleno
desenvolvimento sexual. Entendemos que as crianças e adolescentes têm o
direito de serem educados integralmente. Tem também o direito à saúde, o
direito de serem aceitos e serem amados e o direito ao lazer, e que deles seja
exigido o cumprimento de seus deveres a fim de tornarem-se cidadãos
responsáveis e críticos. As situações e possibilidades de intervenção descritas
neste trabalho estão relacionadas à interdisciplinaridade, as quais profissionais
cujas atividades são de certa forma ligadas à educação como psicólogos e
sociólogos, podem trabalhar em conjunto, uma vez que os fenômenos
humanos são grandes e muito complexos, como a sexualidade, a DST / AIDS,
a gravidez na adolescência, os projetos de saúde e o de vida física e mental.
Este estudo ao discutir a sexualidade, entende que discute a “vida” e por isso
espera colaborar com professores e pais e sociedade abrindo portas para
futuras pesquisas relacionadas à orientação sexual.