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(RE)DISCUTINDO SABERES (RE)CONSTRUINDO FAZERES: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Dissertação de Mestrado (886.8Kb)
Data
2014-06-06
Autor
VIDAL, HAROLDO JUNIOR
Metadata
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Resumo
Esta pesquisa aponta uma discussão acerca da educação sexual, em especial aquela que deve(ria) ocorrer no âmbito da escola, especificamente nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, pautou-se em uma pesquisa de caráter bibliográfico acompanhada de uma pesquisa de campo realizada em duas escolas localizadas nos municípios de Vitória e Serra/ES. O objetivo central dessa investigação foi analisar os diferentes saberes e fazeres presentes no âmbito da educação escolar no tocante a educação sexual dos aprendizes, para então poder colaborar com o trabalho dos professores que cotidianamente lidam com crianças, jovens e adolescentes em pleno desenvolvimento sexual. Entendemos que as crianças e adolescentes têm o direito de serem educados integralmente. Tem também o direito à saúde, o direito de serem aceitos e serem amados e o direito ao lazer, e que deles seja exigido o cumprimento de seus deveres a fim de tornarem-se cidadãos responsáveis e críticos. As situações e possibilidades de intervenção descritas neste trabalho estão relacionadas à interdisciplinaridade, as quais profissionais cujas atividades são de certa forma ligadas à educação como psicólogos e sociólogos, podem trabalhar em conjunto, uma vez que os fenômenos humanos são grandes e muito complexos, como a sexualidade, a DST / AIDS, a gravidez na adolescência, os projetos de saúde e o de vida física e mental. Este estudo ao discutir a sexualidade, entende que discute a “vida” e por isso espera colaborar com professores e pais e sociedade abrindo portas para futuras pesquisas relacionadas à orientação sexual.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/722
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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