Prática Pedagógica Interdisciplinar: reflexões acerca do desenvolvimento social, humano e regional proporcionado pela rede privada de educação superior da cidade de São Mateus/ES.
Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo descrever as práticas pedagógicas
interdisciplinares na formação de educadores e bacharéis, contextualizadas na
observação do processo ensino-aprendizagem, no desenvolvimento das habilidades
e competências, no compromisso social e, principalmente, na dimensão da formação
humana dos acadêmicos envolvidos no processo de ensino, dinamizados nas
instituições particulares de educação superior do município de São Mateus/ES. A
problematização está voltada a identificar se as referidas práticas pedagógicas
interdisciplinares correspondem aos propósitos de reduzir o hiato entre teoria e
prática, evidenciando a formação de valores humanos manifestos em ações sociais,
de benefício institucional, coletivo e pessoal, indispensável à dialética da própria
profissionalização e ao desenvolvimento da região. A opção por um estudo
qualitativo de caráter exploratório possibilitou o reconhecimento e a apreciação dos
projetos das práticas supracitadas, quando estes representam ações e intervenções
institucionais ordenadas, planejadas, concretas e contextualizadas, observadas a
coerência e a correlação dinâmica com a proposta curricular dos cursos superiores
em andamento. Foram examinadas três Instituições de Educação Superior, das
quais duas desenvolvem as atividades correlatas ao estudo. Por meio de entrevistas
semiestruturadas com os coordenadores, da aplicação de questionários aos
acadêmicos e aos estudantes de pós-graduação, dos depoimentos das lideranças
locais e das organizações que coparticipam ou são os beneficiários dos trabalhos, e,
ainda, a manifestação de alguns apoiadores verificou-se as vantagens de se
desenvolverem as práticas e comprovou-se a sua estreita ligação com a formação
humana, requerida no contexto atual e evocada nos estudos das bases curriculares
para a educação. Na compreensão conceitual sobre as práticas pedagógicas
interdisciplinares, sua configuração e a relação teoria e prática os autores Demo,
Fazenda, Gadotti e Veiga foram considerados primordiais. Em termos de educação
e formação humana os teóricos Assmann, Freire, Alencar e Gentili apoiaram a
reflexão e, na discussão final, sobre as vantagens de administrar o processo, numa
compreensão ampla e abrangente, os trabalhos foram amparados por Vygotsky e
Candu. Apropriou-se, ao longo da pesquisa, de marcos legais, de relatórios macros
sobre a educação brasileira e suas bases curriculares, que legitimam as
intervenções e dão viabilidade as atividades práticas supracitadas na formação
acadêmica, tornando-as necessárias e recomendáveis.